As ações de promoção de saúde da Campanha Outubro Rosa aconteceram nesta quinta-feira (7), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Cohab e Cangalheiro e no Povoado Caxirimbú, localizado no 1º Distrito. Durante a programação, foram ofertadas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de atendimento com uma equipe multidisciplinar. A ação ofereceu também testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C, aferição de pressão arterial, exame de citologia e orientações sobre prevenção de saúde.

Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher, falou sobre os assuntos abordados durante as orientações sobre prevenção a saúde. “Hoje nós abordamos os assuntos relacionados ao câncer, principalmente o de mama. Falamos sobre a saúde da mulher como um todo, destacamos os fatores de risco que provocam esse câncer e sobre as alterações que podem acontecer no corpo. Eu enfatizo que é importante a mulher se observar todos os dias, a sua mama e todo o seu corpo, porque quando o câncer é descoberto precocemente as chances de cura são bem maiores”, disse.

Aline Almeida, enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Cohab, frisou a importância das ações desenvolvidas durante a campanha. “Essas ações são necessárias. Estamos vivendo o Outubro Rosa e todas as UBSs abraçam esta causa. Hoje nós contamos com uma equipe multidisciplinar, todos os profissionais são capacitados e prontos para atender toda a população”, conta.

A enfermeira da UBS do Povoado Caxirimbu, Solygardia Teixeira, ressaltou que mulheres com elevado risco para o câncer de mama, que têm histórico familiar ou pessoal da doença, necessitam de avaliação e acompanhamento individualizados. “Em todos os casos, a porta de entrada para solicitar os exames é a Unidade Básica de Saúde”, destaca.

A fisioterapeuta da UBS do bairro Cangalheiro, Maria Dourado, frisou a importância do autocuidado. “Estamos sempre destacando a importância da prevenção e alertando a população sobre o hábito de vir se consultar, fazer o autoexame e de ter o autocuidado corporal. A mulher tem que estar se observando, por isso é importante ir periodicamente até a UBS realizar a consulta”, disse.

Para Maria dos Anjos, moradora do bairro Cohab, as orientações sobre o autoexame de mama são necessárias para as mulheres. “Eu mesma esqueço de fazer o autoexame das mamas em casa e com essa palestra nós relembramos e fazemos, então é muito importante”, disse.

“As mulheres tem que estar se cuidando, sempre buscando se prevenir, não só do câncer de mama, mas das outras doenças também”, frisa Ana Paula, moradora do bairro Cangalheiro.

“Todas as mulheres devem se cuidar, fazer os exames e não se envergonhar porque isso é a prevenção da saúde”, disse Maria Ferreira, moradora do bairro Cangalheiro.