Nessa quarta-feira (13), mais escolas realizaram acolhidas aos alunos da Rede Municipal de Educação de Caxias (MA). A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), orientou que cada unidade realizasse da maneira mais adequada, sempre seguindo os protocolos sanitários.

A UIM José Castro e a UI Alexandre Costa realizaram suas acolhidas, retomando as atividades, além de realizar reuniões com os alunos do 8º e 9º ano e do EJAI, como ressalta o aluno Ruan Pablo do 8º ano, que pontuou a alegria de viver esse momento. “Este é um retorno muito esperado e acredito que para meus colegas também, porque ficamos dois anos parados e isso doeu muito, mas hoje tivemos um acolhimento que foi muito importante e os professores foram bem receptivos conosco”, frisou.

Para Meiriele Melo, que estuda o 9º ano, o retorno às salas de aula é uma vitória para todos que estavam voltados à modalidade de ensino virtual. “Hoje sabemos que tudo que nos rodeia tem mais valor, e tenho certeza que teremos um ensinamento melhor, porque sabemos que é importante esse momento de dedicação, afinal somos vencedores e precisamos valorizar a vida por tudo que vivenciamos”, destaca.

A Professora de Língua Portuguesa, Juliana da Costa, frisou a importância de manter os alunos motivados. “Esse é um momento onde queremos que esses alunos se sintam sensibilizados e estimulados para que realmente a gente possa começar um novo ciclo dessa nova jornada de aula, de forma leve e tranquila para que eles possam se readaptar às aulas presenciais ou híbridas”, lembrou.

“Foi muito emocionante, as crianças e os adolescentes estavam muito ansiosos pelo início das aulas presenciais. Nós tivemos um retorno maravilhoso, com roda de leitura de livros paradidáticos, lanche e em seguida fizemos uma palestra na sala de aula com cada grupo de alunos”, frisou a Professora do 5° ano da UI Deputado Alexandre Costa, Raimunda Neide Lima.

“Essa volta às aulas é uma forma de superação, pois estamos nos reinventando para esse novo tempo, depois de tantas perdas e ausências vividas, sem amigos e sem professores, e isso é importante”, lembrou João Pedro Moraes, aluno da UI Deputado Alexandre Costa.

A Coordenadora do Busca Ativa, Dercy Silva, participou do momento de acolhida da UIM José Castro, e frisou a importância de se primar pela frequência escolar. “É proveitoso esse momento,  pois aqui saberemos como anda a frequência dos alunos para avaliarmos o quantitativo desses estudantes, e caso haja evasão, iremos realizar a busca ativa escolar”.

“Planejamos para que houvesse esse momento de acolher e de escutar o aluno,  conhecer suas ansiedades e questionamentos, para tanto convocamos os pais a fim de apresentar nossas propostas e todos foram a favor do retorno das aulas presenciais, e isso nos deixa felizes”, explicou Liziane Machado, gestora escolar.

“Agradecemos a cada professor, a secretária de Educação e o Prefeito por nos proporcionar esse momento, estamos felizes por estar voltando às aulas”, destaca Janilde Alves, gestora.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, lembrou o quanto é importante o retorno e pediu que cada profissional da comunidade escolar, possa colaborar o máximo possível para que esta retomada, seja um momento feliz para todos. “Uma acolhida especial com toda a segurança possível, as escolas organizadas para receber os alunos de volta, nós queremos ainda pedir aos pais que não deixem de mandar as máscaras de seus filhos, e caso o aluno possa trazer seu copo e sua garrafinha, é muito importante. Aqui só temos a agradecer a escola UI Deputado Alexandre Costa e todas as escolas que têm feito um trabalho de excelência, agradecemos aos professores, gestores e o prefeito Fábio Gentil por estar conosco nessa luta, nosso muito obrigado a todos”, afirmou a secretária.