A Campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer da mama, continua com sua programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias. Nesta quinta-feira (14), as atividades de promoção de saúde foram realizadas nas UBSs dos bairros Mutirão e Vila Alecrim, além do Povoado Baú.

Durante as ações, as mulheres receberam orientações sobre prevenção, além de acesso aos serviços de saúde, tais como: consultas com equipe multidisciplinar, testes rápidos, aferição de pressão arterial, exames de citologia, entre outros. A Campanha Outubro Rosa é desenvolvida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Saúde.

Maiane Lima, enfermeira da UBS Mutirão, falou sobre a ação desenvolvida na unidade de saúde. “Hoje nós estamos oferecendo informação, que é algo muito importante para as mulheres. Além disso, consulta médica e de enfermagem, orientação odontológica, citologia, teste rápido, medicações, se forem necessárias e prescritas pelo médico, curativos e o que for essencial para amparar as mulheres que estão aqui hoje. Nesse período do Outubro Rosa, a busca pelos serviços oferecidos é maior, principalmente pelas mulheres e estamos aqui de portas abertas para recebê-las”.

A empresária Jaqueane Coutinho, que descobriu um câncer de mama em 2017 e fez tratamento com sessões de quimioterapia e radioterapia, ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Nós falamos muito sobre a importância do diagnóstico precoce porque o câncer de mama pode ser descoberto em casa. É claro que para o diagnóstico você precisa de exames, mas você estando atento aos sinais do seu corpo, é possível detectar e procurar meios para descobrir se há algum problema ou não e também os meios para evitar”, disse.

Mulheres acima de 60 anos principalmente, estiveram presentes na ação em busca de uma melhor qualidade de vida. “É importante que as mulheres procurem as Unidades Básicas de Saúde para se consultar e se prevenir de doenças como o câncer de mama e do colo do útero, além de fazer a mamografia e se cuidar enquanto há tempo”, disse dona Francisca Costa, moradora do bairro Mutirão.