Nessa quarta-feira (13), Caxias recebeu a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Hospital Albert Einsten, além de representantes da Secretaria de Saúde do Estado.

Na oportunidade, os representantes visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Baixinha, o Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI) e a Maternidade Carmosina Coutinho, para compreender os processos realizados no município que possibilitaram a redução da mortalidade materno infantil para abaixo da média nacional. O objetivo é compor um Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna no país, onde a experiência de Caxias será de fundamental importância.

Lana Lima, coordenadora geral dos Ciclos de Vida da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, falou sobre o objetivo da visita. “Viemos ao território para conhecer o Planificação aqui em Caxias. Nós que viemos do governo federal, temos relatos de boas experiências na Rede Materno Infantil, decidimos então vir aqui para conhecer e trocar conhecimentos. Nós estamos em um momento, no governo federal, de fazer uma reestrutura na Rede Materno Infantil, para que assim possamos readequar o que é a necessidade da ponta, com o que conseguimos fazer a nível central”, disse.

Fernando Lelis, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) que é um braço da Organização Mundial de Saúde, ressaltou sobre a regionalização como forma de organização das redes de atenção à saúde em municípios como Caxias. “A solução é a organização de redes de atenção à saúde, que são baseadas na regionalização, ou seja, você junta vários municípios que irão dar uma população ideal para ter uma escala para oferta de serviços e profissionais com mais qualidade. No caso de Caxias, a gente vê que a experiência da planificação permitiu uma maior integração entre os serviços de saúde, nós visitamos a UBS do bairro Baixinha e o CEAMI, e percebemos claramente que há um diálogo entre as equipes dessas duas unidades, o que é concretizado por instrumentos de gestão da clínica”, disse.

Cristiane Pantaleão, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), elogiou a gestão municipal pela organização do serviço de saúde através da planificação. “A primeira coisa que a gente identifica é que o Prefeito entende a importância de organizar a Atenção Básica. Ele sabe que a Atenção Básica precisa resolver 85% dos problemas de saúde de uma população. Então, ele investe nas equipes que fazem essa base e isso é o principal. Eu como representante do CONASEMS, vou levar para todo o país que Caxias investe no cuidado com as pessoas, e todos nós precisamos disso. A planificação é uma estratégia que organiza a atenção básica, o prefeito e a secretária municipal acertaram muito em colocar essa estratégia aqui no município, porque ela gera bons resultados”, destacou.

“Nós iremos trabalhar em um plano nacional de enfrentamento a mortalidade materno infantil e os representantes vieram aqui ver como o município e a região estão organizados para poder aprender e levar para o resto do país”, explicou Maria José, coordenadora da Planificação no Brasil e integrante do CONASS.

Para Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde, a visita dos representantes dos órgãos de saúde é fundamental nesse momento de ampliação das linhas de cuidado no município. “Para a gestão municipal a participação desses 10 técnicos que estão visitando nossas unidades e reconhecendo nossos processos com resultados exitosos, é de fundamental importância, porque nós estamos nesse momento ampliando as linhas de cuidados, até então só trabalhávamos com mulheres e crianças, agora estamos ampliando para idosos e para saúde mental. O que nós vemos é que a experiência exitosa na redução de óbitos neonatais e maternos durante todo esse período de implantação da planificação vem trazendo frutos e ampliando as linhas de cuidado, esse é o grande objetivo da gestão”, disse.

Marcia Santos, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho, frisou que a visita dos órgãos de saúde vai trazer mais qualidade na assistência. “Essa visita do Ministério da Saúde veio para melhorar o que nós já estamos fazendo, que é o processo de Planificação Hospitalar. A maternidade já vem trabalhando desde 2017. Começamos com o Hospital Oswaldo Cruz e Sírio Libanês, tivemos uma pausa por conta da pandemia, mas estamos trabalhando na estratégia da Rede Cegonha e o Ministério da Saúde veio fazer essa visita para conhecer a Maternidade, nossa estrutura e equipamentos, para que possamos trabalhar em melhorias que vão aperfeiçoar mais ainda a assistência à população”, disse.

A Planificação é uma organização nos processos de trabalho, que dentre os benefícios que trouxe para a saúde dos caxienses e da região dos cocais, está o de ter acabado com as longas filas e permitir que os pacientes sejam atendidos com hora marcada. A coordenadora do CEAMI, Kalyanne Paiva, explicou sobre os processos feitos na unidade. “A usuária é encaminhada da Unidade Básica de Saúde, é feito um compartilhamento de cuidado, ela chega aqui conosco, passa por um circuito e tem uma atenção com uma equipe multiprofissional, ao final do circuito, ela sai com um plano de cuidado, e então se inicia o processo de monitoramento com a UBS”, conta.

Josilma Pereira, psicóloga do CEAMI, falou sobre o trabalho desenvolvido com as gestantes durante o processo de gravidez. “Nesse acompanhamento com as gestantes, nós trabalhamos com a prevenção de uma depressão pós-parto, temos um trabalho de apoio emocional a essas gestantes que chegam muitas vezes com conflitos, pois as vezes não aceitam a gestação ou não foi planejada, algumas sentem muito medo. Muitas vezes recebemos gestantes que já tem alguma pré-disposição para transtornos psiquiátricos, trabalhamos nesse processo de estar apoiando ela emocionalmente para prevenir um problema mais sério”, explicou.

A gestante Maria Inês, do município de São João do Sóter, que é atendida pelo CEAMI com a equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro, médico pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista e psicólogo, conta que o atendimento traz uma maior tranquilidade para ela durante a gravidez. “Tem sido ótimo o atendimento, não tenho do que reclamar. Toda as vezes que eu venho tem agendamento, passo por atendimento com sete profissionais no mesmo dia, isso é muito bom, porque eles vão nos orientar, nós saímos daqui até mais animadas, tranquilas e mais confiantes”, finaliza.