Mais uma Quarta Rosa foi realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde nessa quarta-feira (13). Dessa vez, a mobilização foi na Praça do Terminal Rodoviário. O Balé Arte e o Programa Mulheres em Movimento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres foram atrações da ação.

Além do artesanato, as mulheres também tiveram um banho de beleza, por meio de massagens e maquiagens, além de outros serviços oferecidos. Professores da Escola de Música Josino Frazão também se apresentaram no palco.

“É uma parceria da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, é uma forma de apresentarmos os artistas que também são professores da escola de música”, frisa Elton Rabelo, coordenador da Escola de Música.

A ação é uma estratégia para mobilizar as mulheres com o propósito de sensibilizá-las a buscarem a prevenção contra o câncer de mama cada vez mais cedo. Diversos serviços foram ofertados para as mulheres durante o evento: consultas, testes rápidos, rastreamento mamográfico, qualidade de vida, lazer, atrações culturais, dentre outras.

“É muito importante essa prevenção para as mulheres contra o Câncer de Mama”, destaca dona Maria Aneli, usuária do serviço.

“Estamos trazendo informações sobre a prevenção ao câncer de boca, esclarecendo sobre os fatores que geram esse tipo de câncer, como o consumo de bebida alcoólica e o fumo. A mudança de comportamento das pessoas é importante para evitar o câncer bucal”, frisa Mirely Melo, estudante de Odontologia.

“Essa mobilização, esse alerta, nós passamos para todas as mulheres. Nós estamos oferecendo a prevenção contra o câncer de mama, mas também fazemos a prevenção contra o câncer de colo uterino, vemos a glicemia, dentre outras situações. São doenças que se tratadas no princípio dá pra você ter uma vida saudável”, destaca Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, Andreia Almeida, as mulheres podem procurar as unidades básicas de saúde para fazer os exames. O número é ilimitado. Conforme a necessidade, o médico irá realizar todos os encaminhamentos.

“Os exames devem ser realizados anualmente. Um profissional de saúde habilitado vai ver a situação e a condição da mulher, e vai ofertar o que ela precisa. Para realizar uma mamografia basta você se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde, ser avaliada por um profissional de saúde, que de acordo com os critérios ele vai encaminhar”, destaca Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher.

A próxima Quarta Rosa já está marcada para o dia 20 de outubro na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro Trezidela.

Palavras chaves: ,