O Complexo Hospitalar Gentil Filho realizou na última sexta-feira (15), uma ação em alusão a Campanha Outubro Rosa, mês de combate e prevenção ao câncer de mama, para os funcionários da unidade.

Durante a atividade no hospital, que conta com mais de 300 colaboradoras, entre médicas, enfermeiras, assistentes sociais e demais áreas, foram realizadas palestras e orientações sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero, além de distribuição de brindes.

Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar, frisou a importância de falar sobre a  prevenção ao câncer de mama. “No mês de outubro enfatizamos muito sobre a prevenção do câncer de mama e nós do Complexo Hospitalar Gentil Filho, temos um número expressivo de colaboradoras, mais de 300 funcionárias, então esse evento é muito importante para todas nós”, disse.

O médico, Pierre Costa, destacou que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. “Esse é um mês importante, a gente observa que no mundo inteiro é buscado o combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa busca fazer com que a população fique atenta a essas patologias, que podem ser diagnosticadas precocemente, poupando muitas vidas”, ressaltou.

Para Karla Fernanda, enfermeira da unidade, receber informações sobre prevenção é essencial para que as pessoas fiquem atentas aos sinais da doença. “Como paciente é sempre bom estarmos informados, porque apesar de trabalharmos na área da saúde com tanta correria, acabamos deixando de fazer alguns exames, então é bom ficarmos alerta em relação a isso”, disse.

Dirce Maria, que descobriu um câncer de mama durante um exame de mamografia de rotina, ressaltou que a prevenção é a parte mais importante. “Eu sempre digo que a prevenção está em primeiro lugar, é importante que as pessoas se cuidem e se toquem, não só no mês de outubro, mas durante o ano todo”, finalizou.