Foi realizada na manhã desta terça-feira (19), a primeira ação do Movimento Meninas Ocupam em Caxias, edição 2021. Em alusão ao Dia Internacional da Menina e Dia Municipal da Menina, celebrados no dia 11 de outubro, houve a sessão em que os vereadores deram posse às 19 meninas que estão substituindo os vereadores por um dia, fazendo com que elas ocupem lugares de poder e decisão, e que com isso sejam incentivadas ainda mais a conquistarem os seus próprios direitos, garantidos na Constituição brasileira e que precisam ser exercidos diariamente.

Na ocasião, evento contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; Coordenação Municipal de Juventude; Secretaria Municipal e Adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres; Assessoria de Gabinete da Prefeitura de Caxias; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outras entidades e órgãos municipais. A ação é realizada pela gestão municipal com o apoio do Selo Unicef.

“Nós agradecemos a Câmara de vereadores de Caxias (MA), por acolher o projeto Meninas Ocupam. Esse projeto é desenvolvido pela Coordenação da Juventude há três anos, ano passado por conta da pandemia, tivemos que fazer a ocupação das meninas nas redes sociais, já este ano, estamos tendo a oportunidade de estar aqui. Estamos com um chamado com a seguinte pergunta: Nós acreditamos nas meninas, e você?”, destacou Kátia Braga, coordenadora da Juventude de Caxias (MA).

“Que vocês abracem a vida, cada uma com seu direito, e que ao ocupar o cargo de vereadora, imaginem a comunidade de vocês sendo atendidas. Abracem as comunidades de vocês, sem esquecer de exercer esse ofício com amor”, afirma Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Cada vereador se manifestou e acolheu a menina que ocupou o seu cargo.

“Eu tentei instruir a Camila, falei como é ser um vereador, repassando o perfil de cada um dos 19 vereadores, cada um com sua forma de trabalhar”, destacou Torneirinho, vereador.

“Apesar de ainda existirem algumas contradições, o Brasil avançou muito, mas precisa avançar ainda mais. Eu convido de perto para que vocês conheçam o trabalho de cada vereador”, disse Prof. Chiquinho, vereador.

“Que todos persistam, porque vocês têm o direito, o poder de aprender, de liderar e o direito de progredir. Sejam firmes e sonhem alto para que todos nos possamos alcançar os nossos objetivos”, destaca Cinthya Lucena, vereadora.

“Gostem de política, façam política, porque o lugar das mulheres e meninas é onde elas querem estar”, frisa Ângela Machado, vereadora.

“Hoje 19 meninas, com idades entre 17 e 21 anos, da sede e da zona rural vão compor a bancada só de vereadoras. Sejam todas bem vindas e participem dos trabalhos da Câmara Municipal, que certamente marcarão para sempre as vidas de cada uma de vocês”, destaca Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

Em dado momento da solenidade os vereadores entregaram os termos de posse a cada uma das meninas, constando que elas ocuparam as cadeiras dos parlamentares. Logo depois, cada vereador da Câmara Municipal, tomou seus lugares na galeria da Câmara, enquanto as meninas ocupava as bancadas.

“Sou estudante do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, é com enorme prazer que hoje estou em nome de todas as meninas dando início a ocupação nesta casa. Quero iniciar agradecendo ao presidente da Câmara Municipal, Teódulo Aragão, por nos proporcionar a ocupação desse espaço, e a cada vereador que aderiu a este movimento”, disse Mikaela, estudante que ocupou a cadeira de Presidente da Câmara Municipal.

1. Maisa Carla ocupou o lugar do vereador Daniel Barros
2. Mariana Martins, ocupou o lugar do vereador Thiago Vila Nova
3. Olga Batista ocupou o lugar do vereador Júnior Barros
4. Cícera Layane ocupou o lugar do vereador Darlan Almeida
5. Pâmela Vitória ocupou o lugar do vereador Mário Assunção
6. Sâmia Carolaine ocupou o lugar do vereador Ricardo Rodrigues
7. Ângela Estér ocupou o lugar do vereador Gentil Oliveira
8. Vanessa da Silva ocupou o lugar do vereador Antônio Ramos
9. Alana Vitória ocupou o lugar do vereador Charles James
10. Cailane Chagas ocupou o lugar do vereador Luis Lacerda
11. Camila Oliveira ocupou o lugar do vereador Torneirinho
12. Maria da Conceição ocupou o lugar do vereadora Cinthya Lucena
13. Mara Cibele ocupou o lugar do vereadora Ângela Machado
14. Graziele Sousa ocupou o lugar do vereadora Irmã Nelzir
15. Ana Letícia ocupou o lugar do vereador Ximenes
16. Ana Caroline Reis ocupou o lugar do vereador Durval Júnior
17. Rafaela Miranda ocupou o lugar do vereador Prof. Chiquinho
18. Francisca Mikaele ocupou o lugar do vereador Teódulo Aragão
19. Mariane dos Santos ocupou o lugar do vereador Catulé

As meninas tomaram posse nos lugares dos 19 vereadores, mas elas também vão ocupar outros espaços em Caxias (MA). Na programação está prevista a ocupação do Ministério Público Estadual, nesta quarta-feira (20); Prefeitura de Caxias (MA), no dia 22/10; Academia Caxiense de Letras (ACL), no dia 26/10; OAB Caxias (MA), no dia 29/10.