Seguindo com o cronograma de ações da Campanha Outubro Rosa, nessa segunda-feira (18) foram ofertados orientações sobre promoção e prevenção em saúde, além de testes rápidos, consultas com equipe multidisciplinar, entre outros. Os serviços estão disponíveis na Clinica de Saúde da Família – UniFacema (que tem parceria com a Prefeitura de Caxias), e na Unidade Básica de Saúde do bairro Castelo Branco. O mês de outubro é de combate e prevenção do câncer de mama, e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres está desenvolvendo várias ações.

Andreia Almeida, coordenadora da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre ação realizada na unidade. “Hoje foi uma motivação para essas mulheres realizarem os exames preventivos. A equipe de saúde, junto com a equipe multiprofissional, fizeram várias atividades de integração para essas mulheres entenderem o quanto é importante elas se cuidarem e que este cuidado está nas mãos delas”, frisou.

Pedro Antônio, médico, explicou sobre o processo de rastreio do câncer de mama.  “Em relação ao câncer de mama, nós temos que falar sobre a mamografia, que é o exame para o diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Pelo Ministério da Saúde, a mamografia é preconizada como forma de rastreio a partir dos 50 anos de idade, feito de 2 em 2 anos para as mulheres de baixo risco e de acordo com o que o médico responsável pelo atendimento, se ele achar que seja necessário a realização desse exame anterior a essa idade, o exame deve ser feito. Temos também outros exames de imagem, como ultrassom e o exame clínico das mamas que o médico pode estar realizando”, detalhou.

Dione Araújo, enfermeira da Clínica de Saúde da Família-UniFacema, frisou a participação de todos os profissionais e acadêmicos na atividade em alusão a Campanha Outubro Rosa. “O Outubro Rosa é uma Campanha de incentivo para que a gente possa fazer o acompanhamento de rastreio, tanto de câncer de mama, quanto de colo do útero, a Clínica de Saúde da Família é uma Unidade Básica de Saúde (UBS) escola, onde nós profissionais acompanhamos os alunos e desenvolvemos atividades com a participação deles. Hoje tivemos o esclarecimento do rastreio, de mulheres de 25 a 64 anos de idade e mamografia de rastreio, de 50 a 69 anos, além disso, foi realizado uma atividade utilizando os acadêmicos de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia”, conta.

“Eu gostei porque é muito edificante, existem muitas coisas que nós não temos conhecimento, em uma palestra dessa a gente passa a conhecer e até a aprender a se prevenir melhor”, afirmou Daires Araújo, após receber orientações sobre prevenção ao câncer de mama.

Palavras chaves: ,