A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, continua realizando ações em alusão a Campanha Outubro Rosa, de promoção e prevenção a saúde nos bairros do município e na zona rural.

As atividades da campanha, que têm como objetivo combater e prevenir o câncer de mama, estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta terça-feira (19) foram disponibilizados serviços de saúde, como exame de citologia, consultas com equipe multidisciplinar e orientação de prevenção à saúde nas UBSs dos Povoados Nazaré do Bruno e Cabeceira dos Cavalos, e na UBS do bairro Caldeirões.

Para a psicóloga, Brenda Stefani, o autocuidado é essencial para a saúde da mulher. “É fundamental falar sobre o autocuidado, a importância do autoexame e de cuidar da saúde como um todo, não somente no mês de outubro, mas todos os dias, perceber o corpo, identificar os sintomas, a diferença que vem apresentar no corpo em algum momento, cuidar da saúde mental, ter momentos de lazer com a família, cuidar de si mesma, porque as vezes a mulher está muito atarefada, sendo mãe, esposa, trabalhando fora de casa, por isso é importante tirar um tempo para si mesma, cuidar da sua saúde mental e de todo corpo”, destacou.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Andreia Almeida, frisou que neste momento em que os casos de covid-19 diminuíram no município é fundamental a retomada de ações como as da Campanha Outubro Rosa. “Quando os casos de covid-19 estavam em alta, essas ações ficaram mais difíceis, porque não podíamos aglomerar, ainda não tínhamos muitos estudos, porém agora essas ações estão sendo retomadas para que haja a conscientização da mulher caxiense para realizar seus exames. Hoje (19), na UBS Caldeirões estamos com essas atividades para que a mulher caxiense possa vir fazer sua prevenção. Não podemos esquecer também que estamos levando a Campanha Outubro Rosa para a zona rural de Caxias”, finalizou.