O movimento #MeninasOcupam, que faz parte da Plan International, é desenvolvido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Coordenação Municipal da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, esteve nesta quarta-feira (20), ocupando as promotorias existentes no Ministério Público Estadual na Cidade Judiciária de Caxias (MA).

O movimento #MeninasOcupam, faz alusão ao Dia Internacional da Menina e o Dia Municipal da Menina, celebrados no dia 11 de outubro. O Selo Unicef, também apoia a iniciativa.

“O Selo Unicef apoia todos os movimentos que incetivam o protagonismo de crianças e adolescentes. Esse projeto, é de suma importância para o empoderamento das meninas caxienses, para mostrar que elas podem ser o que quiserem”, destaca Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias (MA).

A solenidade foi toda conduzida pelas meninas, sob o auxílio da Coordenação Municipal da Juventude. Na ocasião, as meninas ocuparam os cargos dos seguintes promotores:

• 1. Francisco de Assis da Silva Junior, da 1ª promotoria, teve o cargo ocupado por Raissa Graziele da Silva;
  • 2. Vicente Gildásio Leite Júnior, da 2ª promotoria, teve o cargo ocupado por Ana Maria dos Anjos;
  • 3. Willames da Silva Paiva, da 3ª promotoria, teve o cargo ocupado por Adriele Lorrane Alves dos Santos;
  • 4. Tharles Cunha Rodrigues Alves, da 4ª promotoria, teve o cargo ocupado por Renata Coelho Neto;
  • 5. Ana Cláudia Cruz, da 5ª promotoria, teve o cargo ocupado por Jéssica de Jesus da Silva;
  • 6. Rodrigo de Vasconcelos Ferro, da 6ª promotoria, teve o cargo ocupado por Milena Silva dos Santos;
  • 7. José Carlos Farias, da 7ª promotoria, teve o cargo ocupado por Samy Gabriele de Sousa;
  • 8. Cristiane Monteiro, da 8ª promotoria, teve o cargo ocupado por Glena Lorrany Rodrigues.

“Esse momento é de suma importância para que seja plantada uma semente, e elas possam saber quais são as atribuições do Ministério Público, para que possam se ver como promotoras de justiça, mas elas também podem ser poetisas, advogadas, juízas, basta estudar e ir atrás”, diz Ana Cláudia dos Anjos, promotora.

“O Ministério Público tem uma grande contribuição para que a sociedade esteja cada vez mais ciente de seus direitos. Eu quero parabenizar a iniciativa, pois foi um prazer ter a Renata representando a nossa Promotoria”, destaca Tharles Cunha, promotor.

“Eu quero dar boas-vindas, em especial a minha menina, e dizer que ela possa se sentir muito acolhida. Eu me sinto muito feliz e realizada na função que exerço e espero que daqui alguns anos você possa destacar que este momento fez diferença em sua vida”, disse Cristiane Monteiro, promotora.

“É muito gratificante porque é uma oportunidade de aprender mais e agregar na minha vida como acadêmica. Eu me sinto lisonjeada, pois é notório que há desigualdade de gênero na política, na economia e na educação, mas nós devemos fazer parte de tudo isso com mais igualdade”, disse Adriele dos Santos, integrante do #MeninasOcupam.

“Eu fico muito feliz porque minha filha está tendo essa oportunidade que não tive. A minha vida inteira foi na roça, onde não tem oportunidade. Hoje eu estou muito feliz por isso”, disse João Evangelista, pai de Adriele dos Santos.

“É muito importante porque trata da visibilidade feminina em todas as áreas, dando visão para as meninas em áreas importantes”, frisa Glena Lorrany, integrante do #MeninasOcupam.

“É algo muito interessante e importante, porque vai elevar a visão das pessoas sobre o assunto e ajudar no empoderamento. Eu acho que posso me interessar por essa área do Direito”, ressalta Raissa Graziele, integrante do #MeninasOcupam.

Eu fui chamada pela minha escola para participar desse projeto tão importante, que nos incentiva a ocupar lugares como o Ministério Público e a sabermos o que um promotor faz”, lembra Jéssica Brenda, integrante do #MeninasOcupam.

Ao todo, cinco instituições serão ocupadas em 2021. Nesta edição, 70 meninas estão fazendo parte do movimento #MeninasOcupam.

“Cinco instituições serão ocupadas. Hoje estamos no Ministério Público, na sexta-feira, a gente ocupa a Prefeitura. Nós estamos programando para que o primeiro ato da Prefeita, seja empossar o Conselho Municipal da Juventude. No dia 26 teremos a Academia de Letras e OAB”, frisa Kátia Braga, coordenadora Municipal da Juventude.

O movimento das meninas foi impulsionado no mundo inteiro por Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa, que luta pelo direito das meninas de irem à escola. Na solenidade, a menina Francisca Mikaele, que conduziu o cerimonial, destacou que todas as meninas sonham em um dia todas estarem na escola com uma educação de qualidade.

“Um dia vamos acordar e ver as meninas frequentando a escola, sem medo de estudar e de ser discriminada, com educação de qualidade, sem ser obrigada a casar, podendo sonhar com o que quiser e ser médica, policial, doutora ou qualquer outra coisa. É por isso que estamos em mais um espaço que acredita em nós meninas”, frisa Francisca Mikaele, integrande do Movimento #MeninasOcupam.

Além do Ministério Público Estadual, as meninas ainda vão tomar posse na: Prefeitura de Caxias (MA), no dia 22/10; Academia Caxiense de Letras (ACL), no dia 26/10 e na OAB Caxias (MA), no dia 29/10.