Em Caxias, o Complexo Hospitalar Gentil Filho, hospital de referência para atendimento de pacientes com covid-19 no município, continua apresentando queda nos números de internações pela doença. De acordo com os últimos dados divulgados pela Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, dos 10 leitos de UTI disponíveis na unidade para o tratamento da doença, 1 segue ocupado. Além disso, todos os 10 leitos de retaguarda estão sem pacientes.

Durante o pico da pandemia, Caxias apresentou números expressivos de novos casos e óbitos, atualmente, de acordo com os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde, nenhuma morte ou novo caso foram registrados, por dias consecutivos.

“A procura está sendo mínima, os poucos casos que recebemos são de pessoas com sintomas leves, a maioria não necessita de internação, pois são medicadas e orientadas para tratamento em domicílio” explicou Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

Para a diretora, a diminuição de internações na unidade está ligada ao avanço da vacinação no município.

“Eu atribuo a diminuição ao avanço da vacinação contra a covid-19 no município. A Prefeitura de Caxias e a Secretaria Municipal de Saúde têm sido bastante eficientes durante toda a campanha, buscando disponibilizar a vacina rapidamente para os diversos grupos, atendendo todas as faixas etárias que foram autorizadas pelo Ministério da Saúde”, frisa.

No município já foram aplicadas 205.858 doses dos imunizantes contra o novo coronavírus, divididas entre 1º, 2º e 3º dose. Com a 1º dose, disponível para toda a população a partir de 12 anos, já foram vacinados 115.027 caxienses. Com o esquema vacinal completo, com 1º e 2º doses, além de dose única, já são registrados 84.400 imunizados. Já com a 3º dose, ou dose de reforço, disponível até o momento para profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos e imunossuprimidos, foram 6.431 imunizados.