Na tarde da última quarta-feira (20), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizou mais uma das ações da Campanha Outubro Rosa na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Trezidela. A “Quarta Rosa” leva serviços de saúde, como consultas, testes rápidos, rastreamento mamográfico, exames de prevenção ao câncer de colo de útero, além de ofertar o espaço de empoderamento feminino com salão de beleza, oficina de artesanato, corte e costura, atração cultural, entre outros.

Elisa Torres, secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, falou sobre o evento realizado. “Nós estamos na quarta praça, cada vez aumenta a quantidade de pessoas presentes. Estamos aqui com médicos para fazer encaminhamento de exames porque o Outubro Rosa é cuidar da saúde das mulheres da nossa cidade”, disse.

A médica, Marília de Araújo, frisou a grande procura das mulheres pelos serviços oferecidos durante a ação. “É uma ação para prevenir e conscientizar contra o câncer de mama e de colo uterino e as mulheres estão buscando muito. As mulheres caxienses são muito responsáveis porque têm buscado a realização dos exames, e devido a pandemia muitas perderam segmento, não puderam realizar seus exames e nesse momento é uma oportunidade para a gente captar esse público e direcionar para fazer o exames e ter um diagnóstico precoce”, conta.

Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher, destacou os cuidados essenciais para a saúde da mulher. “Tem alguns sinais importantes que nós precisamos ficar atentas quando surgirem e procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde, que é a nossa porta de entrada. Todos os dias olhar como está o tamanho da mama, se elas estão iguais, se os mamilos estão iguais, como está a característica da pele dessa mama, porque se aparece uma vermelhidão, nódulos, se o mamilo está retraindo ou se a pele está enrugada, em forma de casca de laranja, já é hora de buscar atendimento médico”, detalhou.

A moradora Ana Amélia, aproveitou a ação da campanha para fazer consultas com os profissionais presentes no evento. “Eu aproveitei a oportunidade de hoje para fazer essa triagem, passar pelo médico e pelo fisioterapeuta, fiz teste rápido. É muito importante o Outubro Rosa para nós, porque nos dá a oportunidade de procurar o que não temos tempo de procurar durante a semana”, ressaltou.

“Todo ano eu faço o exame das mamas, esse ano já peguei a requisição e vou fazer. Temos que nos prevenir, as mulheres não podem ter vergonha de fazer a prevenção e nem o exame do câncer se mama”, disse a moradora, Rosângela Soares.

“É um dia muito importante com essa caravana da saúde aqui na praça, onde estão trazendo informações para as mulheres sobre prevenção porque prevenir ainda é o melhor remédio” destacou a vereadora, Ângela Machado.

Palavras chaves: ,