Na manhã desta terça-feira (26), as meninas que integram o Movimento Municipal pelas Meninas, intitulado de #MeninasOcupam, estiveram na Academia Caxiense de Letras (ACL), onde ocuparam os lugares de imortais caxienses.

Durante a solenidade, Ezíquio Neto, Erlinda Bittencourt, Wibson Carvalho, Renato Meneses, Isaac Sousa recepcionaram as meninas. Abaixo os nomes da meninas e as cadeiras dos confrades assumidas.

1. Júlia Cecília, ocupou a cadeira da presidência de nº 13, patroneada por Jadhiel Carvalho;
2. Naylana Torres, ocupou a cadeira de nº 17, patroneada por Celso Silveira de Meneses;
3. Ana Eloisa da Costa, ocupou a cadeira de nº 10, patroneada por Raimundo Nonato da Silva (Del Silva);
4. Maria Emanuele Eliazar, ocupou a cadeira de nº 30, patroneada por João Vicente Leitão;
5. Ana Carla Santos, ocupou a cadeira de nº 39, patroneada por Isaac Sousa;
6. Olga Batista, ocupou a cadeira nº 15, patroneada por Antônio Gonçalves Dias;
7. Flávia Rodrigues, ocupou a cadeira de nº 09, patroneada por Filomena Teixeira;
8. Bruna Maria, ocupou a cadeira de nº 40 patroneada por Salvador de Castro Barbosa;

“É uma ação do movimento municipal pelas meninas. Nós já estivemos na Câmara, no Ministério Público, na Prefeitura e agora estamos aqui. Queremos dizer a essas meninas que é possível elas ocuparem estes espaços. Muito obrigado a todos que fizeram parte desse momento”, afirma Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude.

“Por mais que tenhamos experiências na vida, estamos aqui para aprender. É sempre gratificante vermos projetos dessa natureza. Eu quero parabenizar a todos, é grandioso e maravilhoso”, destaca Erlinda Bittencourt, integrante da Academia Caxiense de Letras (ACL).

“A Academia está de portas abertas para receber qualquer evento cultural, mas nos sentimos muito felizes quando recebemos jovens, porque eles são o futuro da nação. Quando a academia abre as portas para a sociedade de um modo em geral, é uma revitalização para todos nós”, afirma Ezíquio Neto, integrante da Academia Caxiense de Letras (ACL).

“Esta casa foi sonhada pelo maior vulto dessa terra, Gonçalves Dias. Esta casa foi criada para vocês. Sonhem, porque um dia vocês poderão estar assumindo a Prefeitura, a Câmara, isso é a consciência de quem nós somos. Parabéns Kátia e as meninas , destacou Wibson Carvalho, integrante da Academia Caxiense de Letras (ACL).

“É autêntico o que vocês estão fazendo. Há 10 mil anos, se não fossem as mulheres, nada disso estaria acontecendo aqui. Elas inventaram a agricultura, cultivaram e colaboraram com os inventos. Quero parabenizar vocês pela iniciativa de estarem ocupando esses espaços. Antes de ocupar, temos que invadir”, disse Renato Meneses, presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL).

“Essa iniciativa encena para vocês a possibilidade de ocuparem qualquer lugar. Claro que é com luta, mas eles são acessíveis a vocês“, frisa Isaac Souza, integrante da Academia Caxiense de Letras (ACL).

“Aos sete anos de idade eu escrevi meu primeiro livro, que se chama “Uma Nova Amizade”, esse livro conta a história de uma menina chamada Alice, que não tinha amigos, mas com o tempo ela encontrou uma nova amizade. Já estou escrevendo um novo livro, que se chama “As Empoderadas”. Espero que um dia eu possa ocupar esta cadeira de verdade”, destacou Julia Cecília.

“Quero agradecer mais uma vez por estar fazendo parte do projeto Meninas Ocupam, ocupando um lugar na Academia Caxiense de Letras. Eu amo ler, é muito importante estar neste local, pois a leitura ela nos afeta muito, ela influencia as garotas e o conhecimento liberta”, destaca Olga Batista.

A ação é desenvolvida pela Coordenação Municipal de Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, com o apoio do Selo Unicef e Plan International. O movimento promove ocupações em espaços de tomada de decisões em empresas, organizações e instituições governamentais. O objetivo é dar visibilidade à igualdade de gênero, além de fazer alusão ao Dia Internacional da Menina e o Dia Municipal da Menina, celebrados no dia 11 de outubro.

A nível mundial, Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa, que luta pelo direito das meninas de irem à escola, tem inspirado a todas as meninas a buscarem seus espaços.

Em 2021, cinco instituições estão sendo ocupadas: Câmara Municipal, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Caxias (MA); Academia Caxiense de Letras (ACL); e, na OAB Caxias (MA), no dia 29/10. Nesta edição, 70 meninas estão fazendo parte do movimento #MeninasOcupam.