Na tarde dessa terça-feira (26), as ações da Campanha Outubro Rosa, realizadas pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, chegaram à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Francisco.

Consultas médicas, acompanhamento de enfermagem e odontológico, testes rápidos, aferição de pressão arterial, exames preventivos e orientações sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, foram ofertados para as mulheres da comunidade. Muitas delas compareceram a UBS e mais de 60 atendimentos foram realizados somente durante a tarde. A UBS do São Francisco atende o público dos bairros São Francisco, Antenor Viana e Bacuri.

“Algumas mulheres não entendem ainda, por isso tem medo de vim fazer os exames, mas é muito importante fazer porque descobrindo a doença mais cedo a chance de cura é maior”, disse Maria Luziana, moradora.

Marilene Silva, enfermeira da UBS, falou sobre a rotina de atendimento durante a Campanha Outubro Rosa. “Durante o Outubro Rosa a gente se prepara para receber as mulheres, para fazer orientações sobre os preventivos. Em todo o mês nós estamos solicitando os exames de mamografia, citologia, ultrassonografia da mama e transvaginal, para que a gente possa estar orientando essas mulheres e avaliando os exames. Desde o início do mês nós estamos fazendo palestras para as mulheres para que elas possam entender que o mês de outubro é o mês de prevenção ao câncer de colo do útero e o de mama”, conta.

O médico, André Reis, explicou sobre os exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. “Diante do mês nós enfatizamos as estratégias de prevenção, através dos exames, tanto prevenindo o câncer de mama, quanto o de colo de útero que são os mais frequentes nas mulheres. A gente avalia a queixa de cada mulher, mas geralmente a mamografia nós solicitamos a partir dos 50 anos de idade, já de forma rotineira. O exame preventivo para as mulheres que iniciam a vida sexual já tem a indicação de realizar para prevenção do câncer de colo do útero”, disse.

Palavras chaves: ,