A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou uma reunião nessa quarta-feira (27) na Escola Comunitária Tia Edna, com gestores da Educação Infantil da zona rural, educação no campo, para alinhamento de ações visando o retorno das aulas presenciais em 2022.

No encontro foram discutidos diversos assuntos, como: preparação dos professores para a retomada e a forma híbrida de ensino. Além disso, a Coordenação Pedagógica da Educação Infantil trabalha para que todos que fazem a comunidade escolar, estejam preparados para o retorno das atividades. Durante a reunião foram seguidos os protocolos e as determinações de segurança e prevenção contra a covid-19.

“Esse encontro é importante, porque nos orienta para nos adequarmos ao provável retorno de nossas funções de forma presencial em 2022. Esse ano foi muito difícil, esperamos que no próximo possamos prosseguir com essas diretrizes discutidas aqui. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), tem realizado um trabalho de incentivo, para que possamos realizar o retorno. A equipe da Educação Infantil pensou em cada detalhe, estamos satisfeitos com as discussões acerca dessa possibilidade do retorno das aulas”, destacou Francisca Maricele, professora da Educação Infantil do Povoado Lavras, no 1º Distrito.

A professora Martha Alves, gestora da CEI Maria das Neves Coutinho (Mãe Preta), lembrou da importância da preparação que está sendo feita. “Hoje debatemos sobre o alinhamento das matrículas de 2022. Encerramos 2021 com todos os nossos alunos, e mesmo com as aulas acontecendo de forma on-line, não deixamos de ter contato com os alunos e os pais. Uma das nossas estratégias para 2022 é elaborar o passo a passo para conseguirmos resultados positivos”, lembrou a gestora.

“Nós realizamos o encontro com os gestores do Campo, para tratarmos sobre a volta às aulas com total segurança, seguindo os protocolos e adequações necessárias dentro das escolas, e fazendo orientações através de formações realizadas em 2021 para os professores da Educação Infantil. É uma sequência de estudos elaborados para um retorno híbrido no ano de 2022”, destacou Liete leão, representante da coordenação pedagógica da Educação Infantil.

“As escolas estão preparadas e adaptadas para o retorno das aulas em 2022. A SEMECT tem cobrado toda a equipe para que façamos um trabalho minucioso e estratégico, e com isso possamos ter um retorno seguro e adequado para os alunos e professores”, destacou Cesarina Costa e Silva, coordenadora da Educação do Campo.