JUVENTUDE – #MeninasOcupam encerra com ocupação na Subseção da OAB em Caxias (MA)
Depois de passarem pela Câmara Municipal, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Caxias (MA) e Academia Caxiense de Letras (ACL), as meninas que integram o #MeninasOcupam, do movimento municipal pelas meninas da Coordenação Municipal da Juventude de Caxias (MA), realizaram nesta sexta-feira (29), a ocupação dos cargos da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Caxias (MA).
- 1. A advogada Francineide Nogueira deu posse ao cargo de Presidente da OAB Caxias a jovem Elyonara Almeida;
- 2. A advogada Francisca Meire deu posse ao cargo de Conselheira Estadual da OAB Maranhão a jovem Paulina Brasil;
- 3. A advogada Francisca Freitas deu posse ao cargo de Presidente a Comissão da Mulher e do Advogado da Associação de Caxias a jovem Rayara Vitória;
- 4. A advogada Letícia Macêdo deu posse ao cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher e do Advogado a jovem Lanna Gouveia;
- 5. A advogada Alessandra Chaves deu posse ao cargo de secretária da Comissão da Mulher e do Advogado a jovem Manuelly Souza;
- 6. A advogada Rutineia Saraiva deu posse no cargo de Presidente da Comissão dos Jovens Advogados a jovem Maria Jonatins;
- 7. A advogada Tâmara Nunes deu posse no cargo de Presidente da Comissão de Direito Previdenciário a jovem Clara Almeida.
“É muito importante desde cedo desenvolver nas meninas esta consciência, de que elas podem ocupar os espaços que quiserem. Tudo só depende delas. Desde cedo a gente busca trabalhar para que elas achem nelas esse potencial”, destaca Francisca Freitas, presidente da Comissão da Mulher e do Advogado.
Também estiveram presentes na solenidade, Júlia Cecília que ocupou a Presidência da Academia Caxiense de Letras e Francisca Mikaely, que ocupou a presidência da Câmara Municipal de Caxias (MA).
“Eu tenho 10 anos de idade, e eu me senti muito honrada em participar desse projeto. Esse foi meu primeiro ano, e eu queria dizer para as meninas que estão ocupando a OAB, que vocês não desistam dos seus sonhos”, frisa Júlia Cecília, menina que ocupou a presidência da Academia Caxiense de Letras (ACL).
“Ocupar o lugar do Presidente da Câmara foi muito especial. Eu quero dizer as meninas, que quando tiver alguém dizendo a vocês que não são capazes, usem como mantra o que está na blusinha de vocês: ‘sou menina, eu posso’. E espero que vocês tenham uma boa experiência”, disse Francisca Mikaely, que ocupou a presidência da Câmara Municipal de Caxias (MA).
O objetivo é dar visibilidade à igualdade de gênero, além de fazer alusão ao Dia Internacional da Menina e o Dia Municipal da Menina, celebrados no dia 11 de outubro. A nível mundial, Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa, que luta pelo direito das meninas de irem à escola, tem inspirado a todas as meninas a buscarem seus espaços.
“É um privilégio e uma oportunidade inesperada. Ainda estou buscando me identificar com alguma área. Conhecer a OAB e ser presidente por um dia, é uma oportunidade maravilhosa”, destaca Elyonara Almeida, menina que ocupou a presidência da Subseção da OAB em Caxias (MA).
“É muito importante porque a gente obtém mais conhecimentos. Eu estou ocupando a Comissão da Mulher e do Advogado”, afirma Rayara Vitória.
“O projeto tem como objetivo promover as meninas. A maioria dos cargos são ocupados por homens. O objetivo é fazer com que as meninas possam conquistar os seus direitos”, frisa Manuelly Souza, secretaria da Comissão da Mulher Advogada.
“Com este projeto nós queremos mostrar o poder que elas têm através da educação. Esse projeto mostra que elas podem ocupar os lugares que já são ocupados na grande maioria por homens. Podemos ver que as mulheres estão ocupando um espaço delas, e que elas lutam por igualdade de gênero, econômica, política e em espaços mais burocráticos. Nós louvamos este projeto”, frisa Raquel Leite, representante da Coordenação Municipal da Juventude.
Nesta edição, 70 meninas fizeram parte do movimento #MeninasOcupam. A ação é desenvolvida pela Coordenação Municipal de Juventude, que é ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, com o apoio do Selo Unicef e Plan International. O movimento promove ocupações em espaços de tomada de decisões em empresas, organizações e instituições governamentais.