A parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Coordenação Municipal da Juventude (COMUJ) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), está permitindo a realização do Aulão do Enem, que está acontecendo no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias da UEMA, no Morro do Alecrim (Praça Duque de Caxias).

A ação faz parte do Programa pré-universitário do Governo do Estado, cujo objetivo é preparar estudantes maranhenses, principalmente os da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a porta de entrada para o ensino superior. As aulas foram realizadas nesse sábado (30) e domingo (31), e seguem nos dias 6, 7, 13 e 14 de novembro.

“É com muita alegria que vejo nesse momento, um auditório repleto de estudantes. Quero apresentar a coordenação estadual do Aulão do ENEM, e destacar a presença da secretária de Educação, Profª. Mestra Ana Célia Damasceno. Esta é uma união de esforços para garantir um bom resultado no ENEM”, disse Diego Assunção, professor da coordenação de Educação Integral, Tecnológica, Profissionalização e Remota da SEMECT.

Na programação foi realizada uma palestra de acolhida com as psicólogas Lisiane Bezerra e Conceição Miranda, ambas abordaram como combater a insegurança e o medo, e como controlar as emoções, nesse momento de pandemia.

“Hoje viemos trazer uma reflexão sobre o cuidado com a saúde mental e as emoções que cercam os alunos durante a preparação para as provas do ENEM. Fizemos um breve relato de como a pandemia afetou diretamente a rotina de cada um e as mudanças que ocorreram em decorrência disso, inclusive os desafios que eles vivenciaram com as desigualdades, com os acessos aos meios tecnológicos e a dificuldade em acompanhar os conteúdos para o aprendizado através das aulas remotas. Além disso, levamos dicas de autocuidado para diminuir a ansiedade, tensão e estresse”, destacou Lisiane Bezerra, psicóloga.

“Fiquei muito satisfeito quando soube do Aulão do ENEM. É uma oportunidade para aprimorarmos nossos conhecimentos e nos prepararmos para as provas, eu inclusive já tenho minha meta, que é ser odontólogo”, frisou João Paulo, aluno.

“Ajuda a fixar, porque o professor está focando nos assuntos que geralmente caem no ENEM”, destaca Monick Santos, aluna do IFMA

“É muito eficaz, porque neste momento de pandemia a dificuldade para estudar é muito grande, não tem como a gente se concentrar em casa. Então, assistir aula em um auditório como este, e com as explicações do professor, é muito melhor“, ressalta Wendel Santos, aluno.

“Estou muito feliz por estar aqui, quero parabenizar o coordenador do Aulão do ENEM estadual e os professores. É com alegria que falo nesse momento em que estamos caminhando para uma vida normal, com todas as precauções, mas com muito mais normalidade. Me sinto bem em colaborar e poder estar ajudando os jovens estudantes do ensino médio, me coloco à disposição de todos. Destaco ainda, a importância de estudar e de se preparar para conseguir uma vaga nas faculdades através do ENEM. O PROUNI Municipal de Caxias, é uma realidade e peço que vocês jovens caxienses, que fiquem atentos para o próximo ano. Porque o Prefeito Fábio Gentil já solicitou que seja lançado outro edital do PROUNI Municipal, e essa seleção para conseguir uma bolsa de estudo 100% gratuita durante todo o curso, pago pela Prefeitura, pode ser feita usando a nota do ENEM”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).