A Prefeitura de Caxias (MA), coroou o encerramento da Campanha Outubro Rosa nesse sábado (30) com uma Caminhada e Pedalada Rosa. A concentração foi na Avenida Alexandre Costa. De lá, as mulheres saíram caminhando e outras pedalando, passando pelas principais ruas do Centro Histórico de Caxias até a Praça do Pantheon. Ao longo do percurso em um carro de som, Vi Marinho fez a animação das mulheres. A caminhada e a pedalada contou com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria Adjunta de Transportes com os agentes de trânsito.

Ao chegar na Praça do Pantheon, foi feito o reconhecimento das empresas que contribuíram com a saúde das mulheres em seus ambientes de trabalho, com o Prêmio Empresa Amiga da Saúde da Mulher. Foram empresas que desenvolveram ações de promoção à saúde das mulheres trabalhadoras, que muitas vezes têm pouco tempo para buscar os serviços de saúde, mas que graças ao empenho das empresas, durante a Campanha Outubro Rosa, elas puderam cuidar da saúde para melhor desempenhar suas funções e garantir o bem-estar.

Confira a lista das empresas premiadas:
Categoria: Empresa de Pequeno Porte – Márcia Cosméticos
Categoria: Microempresa – Instituto Educacional Maciel
Categoria: Média Empresa – UniFacema
Categoria: Grande Empresa – Sincoplema

“Assim que visualizamos o edital, nós montamos um cronograma com ações em prol das mulheres, para incentivar que elas fizessem os exames de rotina. Todas acolheram a ideia, e participaram de todas as ações voltadas à saúde da mulher”, lembra Cristiane Silva, representante da Sincoplema.

“Nosso objetivo é envolver ainda mais as mulheres com ações. No próximo ano vamos convidar mais empresas a participarem. Nós tivemos 20 empresas participantes. O nosso propósito é crescer ainda mais com esse projeto”, frisa Francyanne Barradas, coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

“Estamos fechando com chave de ouro a Campanha Outubro Rosa. Foi um mês de conscientização em prol da saúde da mulher. Parabéns a todas as mulheres que participaram”, ressaltou Cinthya Lucena, vereadora.

“Todo ano eu faço a mamografia, se for preciso fazer o raio X eu faço, mas graças a Deus não tive nada”, destaca Francinete Pereira, usuária.

“Estamos chegando ao final, é uma sensação de dever cumprido, por estar encerrando esta campanha de forma alegre, celebrando muitas coisas boas que ocorreram durante o mês de outubro. Quero agradecer a Deus por este presente”, frisou Dirce Maria, presidente da Anlucc.

“Queremos agradecer toda a equipe da Prefeitura que se empenhou nessa parceria com a saúde. Foi feito um trabalho nas zonas urbana e rural, com as unidades básicas de saúde (UBSs), além da Carreta da Mulher Maranhense. Queremos agradecer a Secretaria de Estado da Mulher que colaborou com o nosso trabalho, enfim, foi um trabalho em conjunto. Foi tudo muito lindo, agradecemos a todos os parceiros e as mulheres que compareceram”, destacou Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“Quando é feito a prevenção, evita-se um desgaste emocional, físico e até financeiro. A Campanha Outubro Rosa foi em prol das mulheres caxienses, destacando que procurar ajuda é a melhor forma de prevenir e tratar o câncer. Nesse mês tivemos nas praças da cidade, consultas e exames, na zona rural estava acontecendo aos sábados. Nós conseguimos trazer a Carreta da Mulher, agradecemos o Governo do Estado pela parceria. Nós temos orgulho de dizer que a Campanha foi um sucesso”, destaca Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Quero agradecer a participação de todos, a Anlucc, a Prefeitura e a Câmara Municipal. A Campanha não é somente para nos divertirmos, mas para alertar o quanto é importante fazer a prevenção, para que tenhamos uma qualidade de vida bem melhor, e não ter que correr atrás do prejuízo”, destacou Paulinho, vice-Prefeito de Caxias (MA).

Logo depois, os instrutores do Programa Mulheres em Movimento, dançaram e fizeram as mulheres se movimentar. Fechando com chave de ouro, as apresentações musicais Vi Marinho e Karol Bezerra tocaram grandes sucessos da atualidade e levantaram as mulheres que dançaram muito, coroando o final da Campanha Outubro Rosa, que foi desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outros órgãos e instituições municipais.