A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando um mutirão de limpeza e a retirada de lixo que estava em formação no bairro Pai Geraldo. A quantidade de entulhos retirados até a manhã desta sexta-feira (5), foi de 900 toneladas de lixo, o que corresponde a 900 mil kg de entulhos.

“O lixo é prejudicial para a população, pois se torna foco de doença. Nós estamos realizando este trabalho para que o caxiense sinta orgulho de ter a cidade limpa, esse é o nosso objetivo. É um trabalho inicial para conscientizar a população, para isso precisamos que população nos ajude a deixar esses locais sempre limpos. Estamos trabalhando para estabelecer multas para as pessoas que insistem em jogar lixo em local inadequado. Vamos fazer também uma urbanização nos locas onde os lixões foram retirados”, frisa José Miguel, secretário municipal de Infraestrutura.

O trabalho visa impedir que as pessoas joguem lixo de maneira desordenada nas ruas dos bairros da cidade. É um trabalho de conscientização, com o intuito de fazer com que as pessoas entendam que o entulho, que é de responsabilidade de quem produz, deve ser destinado no lixão controlado da cidade pelo próprio gerador.

“Estamos fiscalizando mais um trabalho aqui no bairro Pai Geraldo, retirando todo o lixo que estava acumulado. Vamos fazer um trabalho de urbanização e incentivar a população a não jogar lixo. Precisamos entender que essa responsabilidade não é só da Prefeitura, mas de toda a população”, destaca Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Limpeza, faz o recolhimento diário de aproximadamente 80 toneladas de lixo doméstico depositando no lixão controlado da cidade. A gestão Municipal está em parceria com outros órgãos para punir os que de forma intencional jogam os entulhos em local inadequado gerando sujeira na cidade.

“Nosso objetivo é fazer com que a cidade se torne cada vez mais limpa. A Prefeitura faz sua parte, mas é importante que a população faça as denúncias, para que assim possamos impedir que os sujões continuem deixando a cidade suja. Com essa junção da população e a Prefeitura, o trabalho vai ser realizado de forma a garantir que a cidade fique limpa”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).