A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar nesta sexta-feira (12), uma manhã de atendimento especial voltada para a saúde do homem. A ação, é fruto de uma parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab, alusiva à Campanha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata e vai reunir vários serviços, que serão ofertados no Centro de Convivência de Idosos (CCI), do bairro Cohab.

Novembro é o mês no qual se concentram as ações, voltadas à saúde do homem. Em Caxias, a Prefeitura tem intensificado os trabalhos de conscientização, já que o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente nos homens e geralmente descoberto já em estágio avançado, por ausência de um diagnóstico precoce. A Campanha Novembro Azul, este ano no município quer aproximar o público masculino dos serviços de saúde, de forma preventiva.

O movimento Novembro Azul teve origem em 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer a fim de chamar atenção para a saúde masculina, mas só chegou ao Brasil em 2008. O dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Dados

O câncer de próstata permanece como o tipo mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No Maranhão, em 2021, os números de internações por câncer de próstata são de 555 e de pênis, 73.