Na manhã desta quinta-feira (11), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias realizou uma capacitação com profissionais do Complexo Hospitalar Gentil Filho. Na ocasião, os maqueiros da unidade receberam treinamento sobre as técnicas e as formas de aplicá-las durante o atendimento aos pacientes que procuram os serviços de saúde.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também vai realizar a capacitação com os profissionais das demais unidade de saúde do município, visando a qualidade de atendimentos aos pacientes.

A diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho, Lívia Sena, falou sobre a importância da capacitação dos profissionais. “Com a diminuição dos casos de covid-19, nós observamos um aumento na demanda de pacientes de trauma, e a nossa preocupação é dar uma assistência de qualidade para todos que chegam. Os maqueiros são o primeiro contato quando o paciente chega, eles são os primeiros a darem assistência e caso não estejam preparados, até a forma de conduzir o paciente pode agravar o caso. Nós recebemos novos profissionais, juntamos eles com os que já têm mais experiência, e resolvemos melhorar essa assistência e capacitar todos. O SAMU é o indicado porque eles lidam diariamente com traumas e vítimas de acidentes e eles, melhor do que ninguém, podem nos ajudar nessa empreitada”, ressaltou.

Rita Paz, diretora do SAMU Caxias, destacou as técnicas que os profissionais precisam ter durante os atendimentos. “O maqueiro tem um trabalho de muita responsabilidade, ele tem que conhecer as técnicas necessárias para o atendimento ao paciente, a forma de retirar o paciente da ambulância e de um carro próprio, como colocar o paciente na maca, a forma de trafegar com o paciente dentro do hospital, levando de um setor para outro, como retirar o paciente para colocar no leito, para isso existe todo uma técnica e uma responsabilidade. Por isso que estamos oferecendo e multiplicando esses conhecimentos da nossa equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) com os profissionais do Complexo Hospitalar Gentil Filho”, finalizou.