Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu uma ação da Campanha Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) do bairro Cohab.

Durante a atividade realizada em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab e acadêmicos da área de saúde da faculdade UniPlan, foram ofertadas consultas médicas, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão e glicemia, além de palestra sobre prevenção ao câncer de próstata.

Ana Cristina Santos, coordenadora do Centro de Convivência de Idosos (CCI) da Cohab, destacou que a ação é uma forma de chamar a atenção dos homens para o autocuidado. “Nós estamos na Campanha Novembro Azul, sabemos que é uma campanha voltada para os homens, e hoje nós estamos trazendo essas atividades para eles, ressaltando sempre que o homem também deve se cuidar”, conta.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab, Aline Almeida, falou sobre os serviços ofertados durante a ação. “Hoje estamos oferecendo consulta médica, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, IMC. Trouxemos uma equipe do posto de saúde, aqui temos enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, além dos acadêmicos de enfermagem que estão aqui para realizar uma palestra. É uma ação destinada aos homens do nosso território, estamos muito felizes pelo convite”, disse.

“Os homens precisam se cuidar, parar de fumar e de beber, porque quando a gente chega a uma determinada idade, temos que nos cuidar”, alertou o aposentado José Cícero, que participou da ação no CCI da Cohab.