Nessa quarta-feira (17), foi estabelecida uma parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. A instituição de ensino abriu 1.100 vagas em três programas: Programa Qualifica Mais Progredir; Programa Qualifica Mais EnergIF e Programa Mulheres Mil. Ao todo, são 12 cursos ofertados.

O Programa Mulheres Mil oferece 400 vagas nos seguintes cursos: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar de Saúde Bucal, Cervejeiro, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Garçom, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Promotor de Vendas.

O Programa Qualifica Mais Progredir oferece o curso de Microempreendedor Individual, com 500 vagas disponíveis. O Programa Qualifica Mais EnergIF oferece o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com 200 vagas disponíveis.

“Esses cursos estão previstos para começar em 2022, porém já tem cursos que irão começar agora no mês de dezembro, que é o curso de promotor de vendas. Nós temos uma parceria com a Prefeitura, então, o apoio logístico vai permitir que o IFMA vá até a comunidade. Nós vamos para o CRAS e para a zona rural se for o caso, para que possamos atender a população. Nós vamos trabalhar dentro da disponibilidade de tempo das pessoas”, lembra João da Paixão, diretor do IFMA.

A parceria com a Prefeitura de Caxias e as diversas secretarias municipais vai permitir a mobilização do público alvo: mulheres em situação de vulnerabilidade social, Microempreendedor Individual e profissionais que trabalham com energias renováveis, além de oferecer a estrutura física para que os profissionais do IFMA possam qualificar os alunos. O diferencial é que dessa vez os cursos vão até os alunos, podendo ser desenvolvidos nas próprias comunidades onde os candidatos moram, desta forma atendendo a disponibilidade de tempo de cada um deles.

“O IFMA em parceria com a Prefeitura, está disponibilizando cursos gratuitos em três linhas de raciocínio: Qualifica Mais Progredir, Qualifica Mais EnergIF e o Mulheres Mil, oferecendo cursos na sede, nos bairros e até na zona rural”, lembra Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“O poder público tem essa função, esse programa é uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura. O importante é que a população vai ter a oportunidade de buscar uma qualificação nesse momento de retomada da economia”, frisa Paulinho, vice-prefeito de Caxias (MA).

“Hoje nós estamos fazendo essa parceria com mais força, proporcionando às mulheres e jovens a qualificação profissional, onde o IFMA entra com a parte docente, e a Prefeitura com as escolas e toda infraestrutura adequada, levando conhecimento para a zona urbana e zona rural”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).