A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com as ações alusivas à Campanha Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata. Na última quarta-feira (17), as atividades foram realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Luiza Queiroz e contaram com a presença expressiva do público masculino.

Deuzilete Andrade, agente comunitária de saúde, explicou sobre as estratégias realizadas para trazer os homens até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O homem tem uma resistência maior, mas a gente faz uma busca ativa, conversa com ele sobre a importância de ter um diagnóstico precoce do câncer de próstata, porque quanto mais cedo o diagnóstico mais eficaz é o tratamento”, disse.

Larissa Maciel, enfermeira da unidade, falou sobre o atendimento da UBS em relação a saúde do homem. “Aqui na Unidade Básica de Saúde nós já solicitamos os exames, independente do Novembro Azul, porque é muito importante estar trabalhando com a prevenção. Hoje (17), em especial, é um dia D aqui na UBS Luiza Queiroz, nós mobilizamos os homens, pois percebemos que eles têm muita resistência a estarem na unidade, mas hoje tivemos um público grande porque além de convidar, nós enfatizamos a importância do Novembro Azul”, comentou.

Na unidade foram ofertadas consultas médicas, avaliação de saúde, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da roda de conversa e orientações sobre prevenção e cuidado com o câncer de próstata.

“É muito importante para nós todos sabermos como está a nossa saúde, porque se a pessoa não procurar a unidade de saúde antes, depois pode ser pior”, frisou o morador, Genival de Sousa.

“Ainda não fiz o exame, mas eu quero fazer. É muito importante para a saúde da gente. Eu peço para que todos os nossos amigos façam, para prevenir e buscar a saúde”, disse o morador, Lindomar.