Na última quarta-feira (17), os profissionais de saúde da Maternidade Carmosina Coutinho participaram de atividade com a temática de “Gerência e Competência do Enfermeiro no Ambiente de Trabalho”, ofertada por acadêmicos e professores do curso de enfermagem do UniFacema. Durante o curso que foi dividido em 5 módulos, os funcionários aprenderam sobre liderança, comunicação, tomada de decisão, trabalho em equipe, planejamento, organização, dentre outros temas.

Márcia Santos, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho, falou sobre a ação promovida pelos acadêmicos. “Os alunos do UniFacema passam todo o período fazendo estágio curricular, no momento eles estão finalizando o semestre, sempre deixam algo de propício para a Maternidade e para os funcionários. Hoje eles estão trabalhando com a questão das competências, lideranças, gerenciamento, uma formação que está sendo feita com os funcionários da Maternidade, no sentido de melhorar a assistência para a população”, disse.

Braz Millanez, coordenador do curso de enfermagem, explicou sobre a temática do curso ofertado aos profissionais da unidade. “Essa atividade finaliza e consolida o aprendizado de todo um semestre da disciplina de Gestão de Saúde, do curso de enfermagem do UniFacema. Hoje apresentamos 5 módulos, foram abordados 15 competências gerenciais, e o principal é o treinamento com os profissionais em serviço, fazemos educação continuada onde eles vão aprender mais sobre liderança, tomada de decisões, negociação e flexibilização, são essas as competências para um profissional de sucesso. É uma boa oportunidade para esses profissionais se qualificarem e aplicarem esses aprendizados nas suas práticas clínicas”, frisou.

“O nosso curso de competências é voltado para os profissionais da área da saúde aqui da Maternidade Carmosina Coutinho, onde nosso intuito é trazer de forma dinâmica a nossa temática, que é a tomada de decisões e negociações. Estamos trabalhando isso porque é muito importante que haja essa relação com profissional de saúde. Nós sabemos que cada decisão que nós tomamos em relação ao nosso paciente, deve ser esmiuçada para que não tenha erros e nem conflitos”, contou Juliana Kelly, acadêmica de enfermagem.

Letícia Paz, acadêmica do 6º período de enfermagem, ressaltou a dinâmica utilizada durante o curso. “O objetivo da dinâmica foi mostrar para os profissionais, principalmente os enfermeiros, que eles devem chegar ao nível de liderança, sabendo administrar e gerenciar o ambiente que está inserido, até mesmo em relação à equipe, pois tem que haver uma boa comunicação e conhecimento do que você irá fazer, para ter uma boa gestão profissional”, finaliza.