No mês dedicado à saúde do homem, os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias participaram nesta terça-feira (23), de uma roda de conversa sobre o câncer de próstata e pênis. A atividade é uma parceria da autarquia e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da Saúde do Homem. Os acadêmicos de enfermagem do UniFacema também participaram da ação.

“É importante a gente ter vivências de educação e saúde porque o enfermeiro é protagonista neste sentido. É por meio dele que ocorrem as ações de prevenção, promoção e assistência ao paciente. E desde a graduação, já estamos nos preparando, tendo essa vivência para ter mais confiança”, ressalta a acadêmica de enfermagem do UniFacema, Lara Beatriz.

Na oportunidade, os colaboradores do SAAE Caxias foram orientados para a realização de exames preventivos, receberam informações sobre os fatores de risco, além de dicas de como ter uma vida mais saudável e assim prevenir a doença.

“A prevenção do câncer de próstata pode ser feita por meio da UBS mais próxima de casa, o homem deve realizar o exame de sangue (PSA) e também por meio do toque retal. Os dois exames em conjunto aumentam a chance de diagnóstico precoce, cura e sobrevida do paciente. A partir dos 40 anos, o homem já tem uma idade de risco, portanto já deve procurar ajuda médica e fazer regularmente as consultas preventivas”, orienta o acadêmico de enfermagem Francisco Ítalo.

Durante a atividade, os colaboradores do SAAE também compartilharam experiências sobre a doença. “No meu caso, o médico que me acompanhava não fazia toques, realizava apenas o exame de PSA que estava dentro do índice de normalidade. Então, eu procurei outro profissional que realizou o toque e foi detectado um nódulo na próstata que após a biópsia foi constatado o câncer. E hoje, 10 anos depois, eu continuo normal, com o PSA zerado e com a doença sob controle. Realizo meus exames semestralmente, mudei muitos comportamentos como a alimentação e o modo de viver”, relatou o coordenador de engenharia do SAAE Caxias, José Antônio Pereira.

A roda de conversa faz parte da programação da Campanha Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Caxias. “Boa parte dos homens aqui estão dentro da idade de risco da prevalência do câncer de próstata, por isso, é importante essa atividade de educação continuada para conscientizar, dialogar e ouvir os questionamentos deles e assim mostrar os serviços oferecidos pelo município para que eles possam ter acesso a consultas e exames preventivos. O câncer de próstata pode ser prevenido por meio do exame de rotina, principalmente pra quem já passou dos 40 anos. O câncer de pênis pode ser prevenido com a higiene pessoal. Além da conscientização sobre os hábitos nocivos para a saúde, como o fumo e o álcool, que associados à idade podem colaborar para o surgimento do câncer”, alerta o coordenador da Saúde do Homem, Thiago Moreira.

Para o coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias, o químico industrial Edson Mauro, a atividade é uma oportunidade de alertar a equipe para os cuidados com a saúde. “O homem, no geral, tem a cultura de não procurar a prevenção, ou seja, não procurar as unidades de saúde para exames preventivos. Por isso, é muito louvável essa ação no SAAE em parceria com a prefeitura, por meio dos órgãos de saúde, para orientar os homens, ajudá-los a refletir sobre os cuidados e os hábitos de vida, afinal ele não está sozinho, a família depende dele e ele depende da família”, enfatiza.