A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou o segundo encontro com a equipe gestora pedagógica e todas as coordenações. Também foram convidados representantes de alunos, pais e gestores escolares das zonas rural e urbana para discutir sobre às normativas a serem adotadas em 2022, visando a elaboração do Calendário Escolar. A reunião ocorreu na sala da gestão pedagógica na sede da SEMECT.

Durante a reunião foi constituída a comissão para a elaboração do calendário escolar de 2022.

“Estou muito feliz em ter participado desse momento importante para nós estudantes”, frisa Isabelli Hillary, estudante da UIM Paulo Marinho.

“O Conselho Municipal de Educação é sempre muito participativo e a secretária Ana Célia Damasceno na sua gestão tem mantido uma conduta democrática, na qual podemos participar, opinar e decidir deliberações importantes para educação, e nossa participação aqui tem esse objetivo, de debater juntamente com todos para chegarmos ao consenso que seja bom para todos.” Ressaltou Wilma Gutelayne, presidente da Câmara de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação.

Participaram do evento representantes dos escolas do campo e sede e também a diretora Raquel de Alencar Oliveira, gestora da UEM Profª Inês Evangelista Guimarães. “É de suma importância participar desse encontro que discute o calendário escolar de 2022, haja vista que a realidade das escolas do campo é diferenciada da sede e é bem interessante compartilharmos dessas decisões e dividirmos essas indagações na formação desse calendário”, frisou a gestora.

“Objetivando a definição de um calendário bem elaborado e outras determinações, percebo que a secretária Ana Célia, juntamente com toda sua equipe tomou a decisão acertada, envolvendo diversos segmentos do setor educacional, para decidir os questionamentos”, lembrou Marlete Silva, gestora da UIM Leôncio Alves Araújo.

Segundo a gestora pedagógica da SEMECT, Joselma Coelho, a pasta está discutindo a melhor forma de atuação, para elaboração do Calendário Escolar de 2022. “Nós fizemos uma projeção para o calendário de 2022, porque trabalharmos de forma democrática e participativa. O calendário foi nosso primeiro encontro, mas estaremos aperfeiçoando e depois iremos finalizar as propostas”, lembra.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, destacou a importância de trabalhar o Calendário Escolar do próximo ano letivo. “Nós constituímos uma equipe de colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, onde todas as escolas do município juntas constroem o calendário escolar 2022, tendo em vista que tivemos dois anos muito difíceis com a pandemia. Nós estamos entrando para 2022 ainda nessa crise e com muita dificuldade, apesar de praticamente toda a população estar vacinada. Temos que tomar decisões acertadas e construir esse calendário. Ao apresentar para a sociedade um calendário onde a gente possa ter a voz de todos, uma decisão discutida e muito democrática com um objetivo em comum, construímos uma educação melhor para os nossos alunos”, destacou a secretária Ana Célia Damasceno.

Palavras chaves: ,