Com o apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias (MA), em alusão ao Novembro Azul, mês do combate e prevenção ao diabetes, vai realizar na próxima terça-feira (30) o evento “Caxias na Luta Mundial contra o Diabetes”, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre a doença. A ação vai acontecer na Praça Dom Luís Marelim, a partir das 17h.

Durante a atividade serão oferecidos a população: Palestras, rodas de conversas, aferição de pressão arterial e glicemia, teste de sensibilidade dos pés e orientações de saúde. Além disso, o evento vai marcar o lançamento oficial da Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias (MA).

Lúcio Fabiano, organizador do evento, ressaltou a importância da ação para levar informação sobre a doença para população. “A gente quer alcançar a população em geral para que as pessoas tomem conhecimento da gravidade do diabetes e do que ele pode causar. Hoje o diabetes é uma das sequelas da covid-19, muitas pessoas que tiveram covid-19 morreram em função do diabetes. A nossa intenção é informar o que o diabetes pode causar na vida da pessoa e como ela pode ser tratada e dizer ainda que estar com a doença não significa o fim da vida, desde que tenham a responsabilidade de se cuidar, através da boa alimentação e atividades físicas. A nossa maior intenção é a prevenção”, explicou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 422 milhões de adultos estão com diabetes no mundo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que a doença atinja 13 milhões de brasileiros.

Enoi Dias, representante da Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias, falou sobre a criação da entidade. “A ideia nasceu na Campanha Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao diabetes, para ajudar as pessoas na educação e na conscientização sobre o que é o diabético e o hipertenso, pois uma liga a outra, dificilmente um diabético não é hipertenso. Nós precisamos ajudar as pessoas a conhecer o que é a doença, levando o conhecimento para a população mais carente e para as escolas. Esse trabalho já foi feito antes e queremos continuar com a conscientização e prevenção”, finalizou.