A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a disponibilizar teste antígeno, exame para detecção da covid-19, para toda a população caxiense. Os testes foram enviados ao município pelo Ministério da Saúde, com uma Nota Técnica n° 1217/2021, e fazem parte do Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19.

Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou sobre o teste. “Esse teste é diferenciado porque ele pode ser feito em pessoas já vacinadas contra a covid-19. Nós tínhamos no município o teste de anticorpos, no qual se a pessoa já tivesse sido vacinada, faria o teste e daria um falso positivo porque ele detecta a presença de anticorpos no organismo. O teste antígeno que recebemos é de alta precisão, o resultado sai em 15 minutos e qualquer pessoa pode fazer, estando com sintomas ou não”, explica Verônica Aragão.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19 é expandir o diagnóstico, por meio do teste rápido de antígeno, que será feito em indivíduos sintomáticos e assintomáticos, para monitorar a situação epidemiológica do país.

O plano irá identificar os casos de infecção do vírus, promover o isolamento e reduzir a disseminação, rastreando pessoas que estão contaminadas ou que tiveram contato com pessoas contaminadas com a covid-19. Os testes deverão ser realizados em triagens, eventos nas unidades de saúde, escolas, pacientes que realizarão cirurgias eletivas e acompanhantes.

“Caxias está com um índice de vacinação muito bom, mas vamos saber como está o controle do vírus. Nós sempre ouvimos falar sobre variantes novas e o governo está querendo testar para ver se entre as pessoas assintomáticas há alguém positivo, pois as vezes mesmo estando vacinado você se contamina e passa para uma pessoa que tem uma fragilidade maior, não tem a mesma imunidade e defesa e pode ter alguma complicação, o objetivo é rastrear e ver como está a situação de infecção da covid-19”, acrescentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Em Caxias, os testes já estão sendo feitos nas seguintes unidades: UPA, Complexo Hospitalar Gentil Filho, Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana, Maternidade Carmosina Coutinho, Clínica de Saúde UniFacema, UBS Salobro, UBS Castelo Branco, UBS Vila Arias, UBS Centro, UBS Itapecuruzinho, UBS Campo de Belém, UBS Ponte, UBS Bom Jesus, UBS Baixinha, UBS Vila Paraíso, UBS Mutirão (final de semana) e UBS Cohab (noturno).