Um momento especial marcou o acendimento das luzes da 5ª edição do Natal Iluminado de Caxias. Ao som do saxofonista Nonato Cruz, o público apreciou um dos mais lindos pores do sol.

Em seguida ao lado do Memorial da Balaiada, foi realizada a solenidade de inauguração do Presépio Municipal, que agora faz parte do conjunto de bens que compõe o Natal Iluminando de Caxias e remonta o verdadeiro sentido do Natal, mostrando o nascimento de Cristo ocorrido há 2021 anos. As peças foram produzidas por um escultor piauiense. O presépio rústico conta com 13 peças feitas com barro cozido, pintados com resina e recebeu a bênção do Bispo da Diocese de Caxias (MA), Dom Sebastião Lima Duarte.

“É um presépio simples, rústico, e bem parecido com o daquela época, em que Maria teve o Menino Jesus. O município tem essa missão de trazer esse sentimento do verdadeiro Natal, reacendendo a esperança nos corações das pessoas. Nós estamos esperando os maranhenses e brasileiros para prestigiarem o Natal de Caxias”, convida Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O momento contou com a presença de secretários municipais de Caxias e de várias cidades do Maranhão, além de deputados estaduais e representantes do legislativo municipal, que foram recepcionados pelo prefeito. O presépio ficará exposto até janeiro de 2022.

“Trazendo o presépio para o Mirante da Balaiada, que já é muito lindo, fica ainda mais encantador. Só temos a parabenizar o secretário Léo Barata e o prefeito de Caxias, que fazem um grande trabalho pela cultura caxiense e valorização da cultura popular. O prefeito Fábio Gentil é um entusiasta do maior Natal do Nordeste”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Eu tinha vontade de conhecer, e esse ano abracei a oportunidade e estamos aqui para prestigiar o maior Natal não só do Maranhão, mas também do Nordeste. Acredito que em todo o Estado não tenhamos um Natal tão bonito quanto o de Caxias. Então parabéns ao prefeito Fábio Gentil por esse olhar inovador e ato de fé”, afirmou Daniela Tema, deputada estadual.

“Nós do legislativo colocamos um projeto transformando o Natal Iluminado de Caxias em um bem imaterial. Então, pode entrar e sair prefeito que o Natal Iluminado deverá ser realizado”, destacou Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal.

“Primeiramente queremos agradecer a Deus por estar participando desse Natal Iluminado, um evento grandioso. Todos os caxienses fazem questão de participar. Cultura também é desenvolvimento e o prefeito Fábio Gentil tem trabalhado, gerando emprego e renda. Tudo isso só está acontecendo graças ao trabalho da prefeitura que vem permitindo à população se vacinar”, frisou Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“É mais um ponto que estamos oferecendo aos caxienses. Isso mostra o compromisso que tempos com a cidade e com todos os turistas e as pessoas que vêm nos visitar. Entregar esse presépio, também representa esse novo momento em que a gente vive. Que Deus possa abençoar aos caxienses e ao mundo como um todo, para que possamos voltar à normalidade. Dom Sebastião veio hoje aqui para abençoar o nosso presépio que abre também o Natal Iluminado. Nós só temos a agradecer ao bispo e aos caxienses que estão prestigiando esse momento”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).