A Prefeitura de Caxias se fez presente nessa sexta-feira (26), na Formação Regionalizada da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF – Edição 2021/2024. A formação foi conduzida pela equipe técnica do selo UNICEF, e contou com a participação dos municípios de Caxias, Parnarama, Buriti Bravo e Aldeias Altas.

Em Caxias, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Nos articulamos com as outras secretarias para que se ofereça uma saúde integral à criança e ao adolescente, por isso, é importante estarmos juntos aqui. Quando a criança é bem assistida ela tem um desenvolvimento melhor”, destaca Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher.

“Hoje nós reunimos as comissões e a ideia é discutir a metodologia do Selo, mostrar as metas a serem atingidas e que as pessoas mobilizadas precisam desenvolver ações visando alcançar o Selo Unicef. Aqui temos profissionais da educação, juventude, saúde e assistência social”, frisa Karolaine da Luz, do Instituto Formação.

“Nós estamos na etapa de apresentação e vamos buscar atingir as metas para conseguirmos o Selo. Houveram algumas mudanças e estamos tomando conhecimento para que possamos desenvolver as ações”, frisa Kátia Braga, coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Durante o evento, os articuladores dos demais municípios foram recepcionados pela articuladora do Selo UNICEF de Caxias, Kiara Braga, onde na oportunidade também contou com a presença do prefeito Fábio Gentil e do vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior, com toda Comissão Intersetorial de Caxias.

“O momento é de tirar dúvidas sobre o acesso à plataforma e quais serão as prioridades do Selo. Nós realizamos a adesão no início de 2021, e vamos finalizar em 2024”, destacou Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias (MA).

“Agora serão abordadas 4 temáticas e ações junto aos adolescentes, isso será incluído no Plano Municipal. Tem que ser criado um núcleo de adolescente, como ocorreu na edição passada”, frisa Luís Gustavo, mobilizador jovem do Selo Unicef em Caxias (MA).

“Nós conseguimos o Selo Unicef e isso mostra que Caxias tem feito tudo aquilo que é prerrogativa para se conquistar esse selo. Hoje temos vários municípios reunidos, e nós nos colocamos à disposição para superar os desafios que se apresentam e consequentemente implantar novos direcionamentos, para que possamos avançar”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

O encontro teve como objetivo discutir a metodologia desta edição do selo UNICEF, bem como fortalecer as políticas públicas municipais para crianças e adolescentes.