Os agentes jovens ambientais que integram o Programa Agente Jovem Ambiental do Governo do Maranhão, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Escola Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Caxias por meio de uma equipe intersetorial composta pela: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Coordenação Municipal da Juventude; Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da Sala Verde, estiveram reunidos no Memorial da Balaiada e no Povoado Caxirimbu.

O encontro tem por objetivo a construção do plano de ação para que eles possam desenvolver as atividades a que serão destinados. O programa objetiva promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses, por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis, visando contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente, estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental, além de ampliar as oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

Os jovens atuarão em ações socioambientais em suas localidades, cumprindo carga horária de 10h semanais. Como forma de incentivo, os participantes recebem um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250 durante doze meses.