Apresentação da Dança do Lili Mirim, do Campo de Belém, e do grupo Sou Dance do Centro de Convivência do Salobro, abriram o 1º encontro da Beleza Negra no Centro de Convivência do Salobro, que é ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O nosso evento é referente ao dia da consciência negra, quebrando tabu e valorizando o nosso povo, que as vezes ainda é discriminado. Pensando nisso, nós resolvemos fazer esse evento. Nós temos aqui o grupo Crespos Cacheados que veio somar conosco”, disse Maria Rita, administradora do Centro de Convivência do Salobro.

A ação foi alusiva ao Dia da Consciência Negra, e integrantes do movimento Crespos Cacheados que estavam sendo jurados
do concurso, eles aproveitaram a oportunidade para falar da importância do reconhecimento da negritude como identidade.

“Nós temos seis anos de atuação em Caxias, é uma forma de valorizar as crianças e adolescentes aqui na comunidade e essa questão de pertencimento e identidade. Saber que o 20 de novembro não é apenas uma data simples, e que a gente precisa dialogar com os nossos jovens sobre a valorização a identidade negra”, frisa Taciana Cardoso, vice-presidente do Crespos Cacheados.

Durante o desfile, tanto crianças, quanto adolescentes participaram e mostraram desenvoltura na passarela. Um momento marcante de afirmação, que ajuda a combater todas as formas de preconceito e discriminação.

“É importante porque as pessoas tem muito preconceito ainda, e nós temos que nos valorizar como negros e negras. Para mim é muito importante essa valorização. Eu pretendo ser uma modelo profissional um dia”, disse Kássia Lorena, participante do Beleza Negra.

Palavras chaves: , ,