SAÚDE – “Caxias na Luta Mundial contra o Diabetes” reúne público expressivo na praça Dom Luís Marelim
Nessa terça-feira (30), na praça Dom Luís Marelim, o evento “Caxias na Luta Mundial contra o Diabetes”, realizado pela Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias (MA), com apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, reuniu um expressivo número de participantes e teve o intuito de alertar e sensibilizar a população sobre a diabetes. Lúcio Fabiano, integrante da Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias (MA), comemorou a participação da população no evento.
“O evento superou nossas expectativas, foi muito melhor do que nós esperávamos. A população atendeu nosso chamado, entendeu a nossa causa e compareceu em massa aqui na praça, estamos muito felizes. Essas pessoas vão sair daqui divulgando para outras pessoas sobre o diabetes, as formas de tratamento, sobre a possibilidade de viver bem com diabetes, sobre as formas de prevenção e cuidado. Nosso objetivo está sendo alcançado que é informar e prevenir”, destacou.
O Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose, a taxa de açúcar no sangue e garante energia para o organismo. Em Caxias, mesmo com subnotificações já se sabe que mais de 10 mil pessoas convivem com Diabetes, em todo o país são cerca de 15 milhões e outros 500 milhões de pessoas no mundo. Para o coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Rubenilson Luna, eventos para conscientizar a população sobre a doença são importantes para evitar as complicações da mesma.
“É importante que as pessoas sejam conscientizadas e sensibilizadas sobre os riscos da diabetes. Além dessa ação que estamos fazendo hoje na praça, temos as Unidades Básicas de Saúde, onde acontece o rastreamento do diabetes e também as consultas médicas e de enfermagem a respeito dessa doença. Hoje estamos em parceria com o setor público e privado, junto com a Associação dos Diabéticos, a Prefeitura Municipal de Caxias e a Secretaria Municipal de Saúde, em prol de sensibilizar a população que precisa ter atenção para evitar as complicações do diabetes, fazer o diagnóstico precoce e o acompanhamento”, disse.
Durante o evento, a população pôde participar de rodas de conversa, palestras com informações e orientações sobre alimentação e prática de atividade física. Além dos serviços de saúde oferecidos como: aferição de pressão arterial e glicemia, teste de sensibilidade dos pés, entre outros.
A enfermeira, Raquel Sousa, esteve no evento e explicou sobre uma das complicações do diabetes, o pé diabético. “Essa é uma denominação que a gente dá, enquanto profissional de saúde, em relação a ferida nos pés de pacientes diabéticos. A causa principal do pé diabético é tratamento inadequado. Estamos aqui hoje para dar orientações para que esses pacientes possam sair daqui com essas informações em relação a doença, como a forma de como cuidar do pés e como manter controlado o diabetes, que é de fundamental importância para que ele tenha qualidade de vida”, ressaltou.
Para Cleide Rodrigues, que participou do evento, informações sobre o diabetes são muito importantes para alertar a população sobre prevenção. “O diabetes é uma doença muito violenta, mata. Eu mesmo conheço muitas pessoas que tem membros amputados, quanto mais as pessoas puderem se prevenir, melhor. Eu vim para o evento e achei de extrema importância para a população e espero que tenham outros eventos como esse” finalizou.