A abertura da 4ª edição da etapa final do Campeonato Maranhense de Basquete ocorreu na manhã deste sábado (4), no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, nas categorias sub 13, 15, 17 e 19. A solenidade contou com a presença do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil; Amanda Gentil, secretária de Governo; Neto Evangelista, deputado estadual; Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esportes; vereadores do município e o presidente da Federação Maranhense de Basquete, Rubem Goulart.

“Caxias é vista no estado do Maranhão pelas grandes obras, pelo pagamento da folha antecipado, pelo Natal Iluminado e agora recebe a etapa final do Campeonato de Basquete. Para nós é motivo de satisfação receber várias cidades, onde nós iremos propor que esse esporte seja muito mais divulgado”, frisa Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Eu quero agradecer a Prefeitura que bem alojou os nossos atletas e os mesmos por estarem em Caxias. Que o nosso esporte seja sempre incentivado na cidade. Há dias que Caxias não sediava um evento desse porte. Nós agradecemos a todos”, disse Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esportes de Caxias (MA).

“Que os atletas possam levar de Caxias as melhores impressões, como também conhecer a nossa cidade durante esse período que estão aqui. Boa competição a todos e que vença o melhor”, disse Ximenes, vereador.

“Quero cumprimentar o prefeito Fábio Gentil e a Federação, eu estou do lado da Malu, que quando entra em quadra ela bota para arrebentar. Quando vocês tiverem sem ânimo e desencorajados, lembrem da Malu, porque ela é um exemplo de superação. Boa sorte a todos”, disse Neto Evangelista, ao lado de uma jovem jogadora, Malu, que é deficiente física e joga normalmente.

“Eu como mulher, ocupando uma secretaria de um município como Caxias, tenho orgulho de ver times de mulheres participando do esporte, mostrando que não existe diferença de gênero. Essa competição só está acontecendo graças à vacinação em massa, quero desejar boa sorte a todos”, destaca Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“O esporte é uma atividade de custo alto, mas temos a felicidade de ter amigos. É possível mostrar que podemos realizar. Quero agradecer ao Prefeito Gentil por nos receber e oferecer as praças esportivas. É com muita satisfação que estamos em Caxias”, disse Rubem Goulart, presidente da Federação Maranhense de Basquete.

O campeonato segue até o início da noite deste domingo (5). A Federação Maranhense de Basquete realizou as etapas anteriores em: Imperatriz, São Luís, Coroatá e Codó. Mais de 400 atletas estão em Caxias em busca do melhor desempenho da competição. Ao todo 29 equipes estão disputando o título em suas respectivas categorias.

“Nós estamos aqui para ganhar. Esperamos que seja uma grande competição para todos”, disse Daniel Dantas, jogador do Beto Esportes

“É muito importante para nós que trabalhamos com categorias de base. É gratificante, e a resposta vem consequentemente. Já participamos de campeonatos regionais, nacional e sul americano, já estamos há mais de 20 anos. O nosso objetivo é a formação de base, mas temos também o alto rendimento”, reforça Herbert Lima, Beto Esporte Clube de São Luís (MA).

“Nós ficamos em terceiro lugar na copa leste em Caxias, onde há equipes fortes, mas viemos mostrar que Codó está bem representada e vamos levar esse título para casa”, disse Bruno Cruz, jogador de Codó.

Caxias está sendo representada por três equipes no Campeonato Maranhense de Basquete 2021: Adulto Feminino, Sub 17 e sub 19 masculino. As competições estão acontecendo Ginásio Mundico Santos, Ginásio Governador João Castelo e no Ginásio do Unifacema.

Dentre as jogadoras encontramos a Iziane Castro Marques, que é uma referência no Basquete Maranhense, e já alcançou grandes degraus no esporte. Jogou pela Seleção Brasileira Feminina de Basquete, tem duas Olimpíadas e três mundiais. A Integrante do Sampaio Corrêa, Iziane Castro destacou a importância da competição.

“O Maranhense com essas sedes itinerantes no interior do Maranhão, fomenta o Basquete. Acho que conseguimos trazer um grande evento, com isso, a cidade começa a respirar Basquete, e a vivenciar o dia a dia dos atletas, pois tem essa congregação da amizade, trazendo todos os valores do esporte por três dias. Que esses atletas possam se dedicar, acreditar nos valores do esporte e continuar construindo suas carreiras esportivas”, frisa Iziane Castro, jogadora do Sampaio Corrêa.

“Caxias tem uma grande comunidade de Basquete. As equipes de Caxias têm participado do campeonato maranhense nas regionais. Nós determinamos que o trabalho da Federação Maranhense de Basquete seria descentralizado, porque o trabalho era concentrado apenas na capital, e o interior do estado não era valorizado. O que está acontecendo aqui em Caxias foi planejado em 2018. Quero agradecer ao Adelson e ao Prefeito pela receptividade”, frisa Rodrigo Goulart, diretor administrativo da Federação Maranhense de Basquete.