A Programação do Natal Iluminado neste final de semana foi de muitas atrações e apresentações culturais e artísticas para os caxienses e visitantes. Nessa sexta-feira (10), além do Pôr do Sol no Mirante da Balaiada e o Acendimento das Luzes – Espetáculo Magia de Natal, teve o Show Musical com Ribamar Costa e o Quarteto Órion no palco do Centro de Cultura.

Nesse sábado (11), o Mirante da Balaiada recebeu o Encontro de Sanfoneiros, com o Xaxado Candeeiro Encantado e o Show dos sanfoneiros com a cantora Deusa do Forró. Este é o 3º Encontro de Sanfoneiros de Caxias, que celebrou o aniversário de Luiz Gonzaga, cantor e compositor brasileiro, nascido em 13 de dezembro de 1912, considerado o Rei do Baião. O evento homenageou o saudoso Deputado Estadual, Zé Gentil e seu filho, Talmir Rosa, que eram os maiores apoiadores da cultura cabocla da região.

O encontro reuniu os amantes do Forró Pé de Serra de Caxias e de várias partes do Brasil, que se renderam ao som da Zabumba, Triângulo e Sanfona. A realização do evento é do Programa Madrugada Nordestina, apresentado por Andrade Peso Pesado, na Rádio Guanaré FM 105.9 , com apoio da Prefeitura de Caxias.

“É um prazer realizar essa festa, que é um tributo à Luís Gonzaga, que também homenageia dois filhos de Caxias, Zé Gentil e Talmir Rosa, vítimas da covid-19, que tanto me ajudaram a criar essa festa e fortalecer nossa cultura, do autêntico forró pé de serra”, pontuou Andrade Peso Pesado, idealizador.

A secretária Municipal de Governo de Caxias, Amanda Gentil esteve na festa representando a família Gentil.

“Estou muito emocionada de ver essa festa que meu avô e meu tio se dedicavam a apoiar e gostavam tanto. Estou muito orgulhosa e faço questão de continuar apoiando a nossa cultura”, reforçou Amanda Gentil, secretária Municipal de Governo.

Quem compareceu se sentiu contagiado com a energia dos grupos, Xaxado Candeeiro Encantado; Suvaco de Cobra e da cantora Deusa do Forró, que veio do Rio Grande do Norte, exclusivamente para o evento.

“Eu amei a energia do povo caxiense. Que energia! Fiquei feliz em contribuir para esse show de cuidado e atenção para o nosso forró, que não tem hora e nem tempo para acontecer, quem ama essa cultura, valoriza sempre”, pontuou Deusa do Forró, cantora.

“Eu estou amando a programação de Natal de Caxias, e melhor ainda curtir com forró pé de serra. Parabéns Caxias e toda a organização e apoiadores, estou encantada”, disse Amanda Lima, turista de São Luís (MA).

Além do 3º Encontro de Sanfoneiros, que foi sorteada uma Sanfona para os participantes que se apresentaram no palco e contribuíram com o evento, ocorreu ainda, dentro da Programação do Natal Iluminado neste sábado(11), o Acendimento das Luzes – Espetáculo Magia do Natal, o Espetáculo de dança Natal de Luz (Academia de Dança Wilson Ghilardi), o Coral São João e o Show musical gospel com Grupo Loumax.