Nessa sexta-feira (10), a U.I.M José Belmiro de Paiva realizou o encerramento do primeiro módulo do Projeto Um Por Todos e Todos Por Um Pela Ética e Cidadania, por iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com a instituição SESI/SENAI.

O projeto tem o objetivo de despertar, por meio de ações lúdicas do universo da Turma da Mônica, o senso de cidadania, ética, união e responsabilidade democrática entre educadores, educandos, família e toda a comunidade que participa.

As ações do projeto ocorreram durante todo o mês de dezembro de 2021, com a participação dos alunos do 5° ano do ensino fundamental, onde foi abordado temas como: autoestima, autoconhecimento, respeito e diversidade na escola.

A partir das atividades, foi perceptível que a escola é um dos principais ambientes para despertar o senso de cidadania, ética, união e a responsabilidade, como apresentou Maria Cecília de 10 anos, do 5º ano.

“Está sendo muito legal e estou aprendendo muita coisa boa, hoje sei o que é ética, respeito e que não devemos fazer bullying”, disse Maria Cecília.

O aluno Maidison Henrique de 11 anos, do 5º ano, representou o cartunista Maurício de Sousa, escritor da Turma da Mônica. “O evento é muito bom, pois ajuda as crianças a aprender através das histórias da revista. Eu representei Maurício de Sousa e gostei muito”, falou o aluno.

A diretora da escola U.I.M José Belmiro de Paiva, professora Maria de Jesus da Penha, destacou sobre o projeto e a parceria com SESI/SENAI.

“A Instituição Sesi/Senai entrou em contato com a nossa escola, através da gestora Cleide Regina, e da bibliotecária, para nos informar que tínhamos sido agraciado com esse projeto ‘Um Por Todos e Todos Por Um Pela Ética e Cidadania’. Ficamos gratos pelo convite, porque entre tantas escolas fomos escolhidos. O projeto visa elevar a autoestima da criança, autonomia, e com isso só temos a ganhar”, destacou Maria de Jesus, gestora escolar.

Segundo o gerente regional da instituição Sesi/Senai, Adilson Reis, esse é um projeto inovador.

“Estamos desenvolvendo esse Projeto por iniciativa da Controladoria Geral da União, sendo desenvolvido junto às crianças do ensino fundamental, dos anos iniciais, e também está atrelado a um Projeto que nós temos chamado ‘Indústria do Conhecimento’, e essa escola foi escolhida, por se tratar de uma escola na periferia da cidade onde tem muitas crianças, e queremos prepará-las para situações adversas ao seu desenvolvimento e à própria sociedade, ensinando-os a desenvolver a ética e a cidadania. Trabalhamos outras temáticas como não aceitação das Fake News e não suportar a intolerância seja ela qual for, tudo isso vem sendo trabalhado junto às crianças, para que elas percebam essas situações”, frisou.

Joselma Coelho, que na oportunidade representou a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), destacou a importância do evento.

“Essa é a culminância do Projeto Um Por Todos e Todos Por Um Ética e Cidadania, na qual essa escola foi agraciada, sendo de grande valia para nossos alunos, e dentre as temáticas do projeto foi desenvolvido várias atividades que esclareceu o lúdico, para o aluno perceber as fake news, as intolerâncias e tantas outras ações inaceitáveis pela sociedade. O projeto foi de grande valia” enfatizou a gestora.