Acontece nesta terça-feira (14), a partir das 18h30 na Escola Vespasiano Ramos, a aula inaugural para o curso de Promotor de Vendas. A unidade de ensino está localizada na Rua Santa Rita, n°268, no bairro Ponte.  A mobilização conta com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e do Instituto Federal do Maranhão, com edital para 40 vagas.

O curso pretende assistir mulheres em situação de vulnerabilidade social, de acordo com as necessidades educacionais dos perfis atendidos e a vocação econômica do município para participarem do Curso Promotor de Vendas.

O objetivo é oferecer qualificação profissional com elevação de escolaridade, inserção no mercado de trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais. Assim, valorizando os saberes individuais e coletivos, incentivando o empreendedorismo e consequentemente, a conquista de autonomia.

O curso tem carga horária de 160 horas e as inscrições foram gratuitas, do dia 19 a 30 de novembro de 2021.

A iniciativa integra um conjunto de esforços do IFMA, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que ofertaram 1.100 vagas em 12 cursos gratuitos e presenciais no âmbito dos Programas Qualifica Mais Progredir, Qualifica Mais EnergIF e Mulheres Mil.

Dentre os cursos ofertados estão:

• Auxiliar Administrativo (160h);
  • Auxiliar de Biblioteca (160h);
  • Auxiliar de Fiscalização Ambiental (160h);
  • Auxiliar de Saúde Bucal (375h);
  • Cervejeiro (200h);
  • Cuidador de Idoso (220h);
  • Cuidador Infantil (160h);
  • Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (200h);
  • Garçom (200h);
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras (160h);
  • Microempreendedor Individual – MEI (160h);
  • Promotor de Vendas (160h).

O acesso aos cursos está sendo realizado por meio de processo seletivo. O cronograma institucional prevê que todos os cursos sejam ofertados até dezembro de 2022. Para iniciar a execução, o Campus Caxias oferta 40 vagas no curso Promotor de Vendas.

O Programa Qualifica Mais vai abrir vagas ao longo de 2022. No âmbito do Qualifica Mais Progredir, serão ofertadas 500 matrículas – distribuídas em 14 turmas – no curso de MEI voltado aos beneficiários do Auxílio Brasil. O Qualifica Mais EnergIF disponibiliza 200 vagas, distribuídas em 5 turmas – no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.