Foi realizada nessa terça-feira (14), na Escola Vespasiano Ramos e Polo da UAB Caxias, a aula inaugural para o curso de Promotor de Vendas. O momento solene contou com as presenças do Diretor de Ensino do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, Raimundo Filho; Elisa Torres, secretária Adjunta da Mulher; Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA), além das 40 alunas participantes.

“Nós estamos iniciando a primeira turma com 40 vagas pelo Programa Mulheres Mil. Esse curso tem 160 horas, temos uma expectativa de execução de três a quatro meses. O objetivo é dar acesso às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Estamos fazendo seleção em parceria com outras órgãos e instituições para as próximas etapas. Vamos ofertar tanto no Polo da UAB, quanto em outras entidades como, a Câmara Municipal, Centros da Juventude e outros órgãos da Prefeitura Municipal”, disse Raimundo Filho, diretor de ensino do IFMA Campus Caxias (MA).

“Nós agradecemos e parabenizamos o IFMA, a UAB e a Secretaria da Mulher, por promover o curso. Ele vai permitir que estas mulheres cresçam como empreendedoras e na área do conhecimento. Quero agradecer a Câmara Municipal e o Prefeito de Caxias Fábio Gentil, por estar investindo nas mulheres”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Hoje, com a parceria de todos os vereadores, a colaboração maior ficou por parte do IFMA. Essas pessoas que estão na Câmara vão poder conhecer mais o trabalho do vereador. Nós acreditamos no IFMA, que faz com que tenhamos uma maior gama de estudos”, frisa Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal.

“O nosso objetivo é formar mais parcerias que já são consolidadas, como é o caso da UEMANET, UFMA e IFMA. Esperamos que essas mulheres aproveitem o curso e que seja um sucesso para incentivar as novas turmas que virão”, disse Expedito Júnior, diretor da UAB.

“É um curso excelente, através dele eu posso me qualificar, porque eu já trabalhei com vendas. Eu acho que esse curso tem muito a oferecer”, afirma Keila Cristina, aluna do curso de Promotora de Vendas.

“Em 2021, a Secretaria da Mulher focou na gestão de negócios e empreendedorismo, viu uma parceria com o IFMA no qual poderia impulsionar a empregabilidade no município. Esse curso serve para que as mulheres possam praticar o ato de vender”, frisa Francyane Barradas, gestora de projetos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

“É um programa muito bom. Estou representando a Dra. Márcia Marinho, para falar da importância dessa parceria com o IFMA. Então, mulheres, aproveitem essa oportunidade para se qualificar e ingressar no mercado de trabalho”, disse Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher.

O curso atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, de acordo com as necessidades educacionais dos perfis atendidos e a vocação econômica do município para participarem do Curso Promotor de Vendas. O objetivo é oferecer qualificação profissional com elevação de escolaridade, inserção no mercado de trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais. Assim, valorizando os saberes individuais e coletivos, incentivando o empreendedorismo e consequentemente, a conquista de autonomia.

O curso tem carga horária de 160 horas e as inscrições foram gratuitas, do dia 19 a 30 de novembro de 2021.

Posteriormente serão oferecidos outros cursos que também são frutos da parceria entre IFMA e Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O IFMA vai ofertar 1.100 vagas em 12 cursos gratuitos e presenciais no âmbito dos Programas Qualifica Mais Progredir, Qualifica Mais EnergIF e Mulheres Mil.

Dentre os cursos ofertados estão: Auxiliar Administrativo (160h); Auxiliar de Biblioteca (160h); Auxiliar de Fiscalização Ambiental (160h); Auxiliar de Saúde Bucal (375h); Cervejeiro (200h); Cuidador de Idoso (220h); Cuidador Infantil (160h); Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (200h); Garçom (200h); Língua Brasileira de Sinais – Libras (160h); Microempreendedor Individual – MEI (160h); Promotor de Vendas (160h).

O Programa Qualifica Mais vai abrir vagas ao longo de 2022. No âmbito do Qualifica Mais Progredir, serão ofertadas 500 matrículas, distribuídas em 14 turmas no curso de MEI voltado aos beneficiários do Auxílio Brasil. O Qualifica Mais EnergIF disponibiliza 200 vagas, distribuídas em 5 turmas no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.