A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO 16), realizou na tarde dessa sexta-feira (17), uma cerimônia de homenagem, com a entrega de placas de Honra ao Mérito para os fisioterapeutas que atuaram na linha de frente no enfrentamento da covid-19 em Caxias nos anos de 2020 e 2021. Ao todo, 35 profissionais receberam as homenagens.

Camila Lopes, coordenadora da Média e Alta Complexidade, ressaltou a importância do trabalho do fisioterapeuta durante a pandemia. “Foi uma categoria profissional que se destacou, tanto no início da pandemia, no manuseio dos equipamentos, quanto na condução de cada caso e de cada paciente, uma vez que a covid-19 acometeu a via respiratória e foi uma das principais sequelas da doença. A fisioterapia veio no seu papel, se destacando na equipe multiprofissional, auxiliando no tratamento dessas pessoas e continua seu trabalho nos casos de pós-covid-19. Foi uma categoria que contribuiu bastante durante a pandemia e ter esse reconhecimento da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Regional é importante para que esses profissionais saibam da sua contribuição na condução da pandemia em Caxias”, disse.

Emidgio Nogueira, delegado do CREFITO 16 na região de Caxias, falou sobre a homenagem feita aos profissionais. “Foi uma forma do Conselho Regional prestigiar e reconhecer essa profissão que esteve tão presente na linha de frente da pandemia. O fisioterapeuta participou ativamente atuando na reabilitação respiratória desses pacientes e o CREFITO 16, vem prestigiar esses profissionais. Aqui em Caxias, nós já estivemos com os profissionais do Hospital Macrorregional, e hoje estamos aqui para fazer esse momento de homenagem aos fisioterapeutas que estiveram na linha de frente no Complexo Hospitalar Gentil Filho, na UPA, no Centro Médico e na Atenção Primária”, frisou.

“Esse reconhecimento do CREFITO, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, com a gente é muito importante para reconhecer o nosso trabalho. A pandemia ainda não acabou e agora vamos lutar com os efeitos pós-covid que irão aparecer, serão mais pacientes para reabilitação pulmonar”, disse Márcio Barros, fisioterapeuta.

“Nós estamos aqui para ajudar na reabilitação dessas pessoas. Quem se vacinou apresenta uma sintomatologia menos grave, e facilita a recuperação. Geralmente as sequelas da covid-19 são respiratórias, e nós estamos para atuar e fazer com que esse paciente tenha uma qualidade de vida melhor”, frisa Larissa Paixão, fisioterapeuta da Residência Multiprofissional.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO 16) conta atualmente com 4.361 fisioterapeutas e 655 terapeutas ocupacionais ativos no Estado.