Um domingo (19) para encher os olhos de tanta emoção. O Natal Iluminado de Caxias proporcionou ao público presente no Parque Balneário Veneza, o contato com a cultura erudita e popular, no Fantástico Show do Lago. A noite começou com a Fábrica dos Sonhos e seguiu com o auto de Natal, Música e Cordel para o Menino Deus de São Luís, com participação especial dos artistas caxienses: Jhony Casa Nova, Gilvan Lins, Isaac Sousa, Marechal e Karol Bezerra.

“Engrandece e valoriza a nossa arte, o maestro teve a sensibilidade de convidar os artistas locais. Essa mistura de ritmos e sotaques só tem a somar”, lembra Jhony Casa Nova, cantor caxiense.

“Para mim é um privilégio, é um prazer enorme cantar com uma orquestra que só engrandece o nosso trabalho. Eu estou muito alegre“, frisou Gilvan Lins, cantor caxiense.

“O espetáculo, a narrativa e os artistas são belíssimos. É um privilégio cantar com eles”, disse Isaac Sousa, Cantor caxiense.

“É a primeira vez que estou cantando com este pessoal, me sinto à vontade. Temos uma estrada, isso ajuda a gente a compartilhar a cultura, ao mesmo tempo engrandece os nossos músicos, é muito válido”, lembra Marechal, cantor caxiense.

“Foi muito bom, está muito lindo aqui na Veneza. Um lugar tão perfeito desse mereceu que o Natal Iluminado viesse também pra cá, tem que respeitar”, reforça Karol Bezerra, cantora caxiense.

A interação cultural e valorização da cultura local é uma das características da companhia que homenageia o Menino Deus por meio do Cordel.

“A proposta do espetáculo é juntar vários artistas. Ver uma cidade iluminada e participar de espetáculos como esse, é maravilhoso. A troca cultural e a relação entre os artístas, o entender mais sobre a cidade, isso enriquece muito”, frisa Lawand Aires, artista da Companhia Cordel para o Menino Deus.

“Hoje foi um espetáculo lindo. Parabéns ao prefeito Fábio Gentil e o secretário Léo Barata, porque eles estão trazendo uma grande apresentação para um público diversificado e mostrando o que é cultura”, disse Silvana Pinheiro, espectadora.

O prefeito Fábio Gentil, o Comandante Schnneyder de Timon, os secretários Léo Barata, Amanda Gentil e a Deputada Estadual Daniela Tema, também estiveram presentes nas apresentações e destacaram o quão importante é a valorização cultural que Caxias tem conseguido.

“A construção da identidade de um povo é feita com políticas públicas. E, aqui a gente vê o resultado. As famílias vêm para cá, tendo a alegria de estar bem em seu município. Quero deixar os meus parabéns ao Prefeito Fábio Gentil por criar uma relação entre os municípios. A gente percebe a felicidade das pessoas”, destaca Comandante Schnneyder, líder político em Timon (MA).

“Eu fico feliz em poder ter uma parcela de contribuição no Natal Iluminado, e dizer que a partir de agora, Caxias pode contar com uma grande parceira na infraestrutura e na cultura. Tenho certeza que vamos contribuir ainda mais”, destaca Daniella Tema, Deputada Estadual.

“Estamos recebendo o comandante Schnneyder com sua comitiva para prestigiar o Natal Iluminado de Caxias e a Deputada Daniella Tema. Esse ano fomos atrás de pessoas para trazer mais recurso para o Natal Iluminado, onde encontramos Daniella Tema que abriu as portas do Governo do Estado, junto com o Governador Flávio Dino e Carlos Brandão que nos enviaram estrutura para os caxienses”, frisa Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Hoje recebemos a visita de personalidades de cidades circunvizinhas que vem ao nosso município, conhecer, olhar e quem sabe propagar essa ideia. Hoje ficamos muito felizes em poder realizar o II Show do Lago que engrandece ainda mais o nosso Natal Iluminado”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Nós buscamos apoio do Governo do Estado por meio da Deputada Daniella, que junto com a secretária de Governo Amanda Gentil, foram até o Governador Flávio Dino e Carlos Brandão, apresentar como era importante investir, e isso nos permitiu expandir o Natal Iluminado. Eu tenho certeza que as pessoas que aqui estão, estão felizes, porque a gente implementa tudo isso. Nosso objetivo é levantar a nossa autoestima e mostrar o quanto somos acolhedores. Hoje o Brasil sabe que vale a pena visitar Caxias”, afirma Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Uma queima de fogos abrilhantou a festa, que encerrou com o Concerto da Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite.