Caxias passou a integrar o Mapa do Turismo Nacional. O reconhecimento veio por meio do Ministério do Turismo; da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, e do Programa de Regionalização do Turismo e seus interlocutores estaduais, que reconhecem o Conselho Municipal do Turismo.

O Ministério do Turismo reconheceu Caxias no Mapa do Turismo Brasileiro por intermédio da portaria Ministerial. O anúncio foi feito pelo Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pelo secretário adjunto de Turismo, Fernando Santos e Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico no Show do Lago Encantado de Veneza.

“Caxias recebeu o certificado e está inscrita no Turismo Nacional. É um mérito da nossa gestão, dos secretários Fernando e Léo Barata, que trabalharam e mostraram, através das imagens do povo acolhedor, o que somos mediante os investimentos e os nossos pontos turísticos, demonstrando que vale a pena conhecer a cidade de Caxias. Estamos felizes e conscientes do nosso dever cumprido, e a certeza de que temos que trabalhar muito mais”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Caxias nos últimos 5 anos criou pontos turísticos, levantou a autoestima do caxiense e promoveu transformações na cidade que impulsionam o turismo local, como a construção de praças e espaços públicos, a exemplo do Mirante da Balaiada, do Natal Iluminado e tantas outras, que tornaram possíveis a inserção de Caxias no Mapa do Turismo Nacional pela 1ª vez.

“Estamos muito orgulhosos de termos atrações de nível nacional, graças a uma série de esforços do Prefeito Fábio Gentil há 5 anos, quando começamos a trabalhar Caxias como um destino turístico. A partir de agora, a cidade está no patamar de outras que já tinham esse reconhecimento há algum tempo. Hoje passamos a ter direito a financiamentos de bancos, por exemplo, se você é dono de hotel, o mesmo pode pedir recursos pelo fato de Caxias ser considerada uma cidade turística pelo Ministério do Turismo”, reforça Fernando Santos, secretário municipal adjunto de Turismo.

“É um trabalho que é desenvolvido com muita força de vontade e cuidado, porque nós temos uma ideia de construir o Sistema Municipal de Turismo, que está avançando para este fim. O Conselho Municipal do Turismo está ativo para engrandecer a cidade de Caxias. Os nossos eventos não são feitos só para prestigiar Caxias, pois estamos fazendo eventos de envergadura Nacional”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.