A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), vai implantar o Centro Integrado de Educação de Jovens, Adultos e Idosos. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 23 de novembro de 2021, e vai funcionar na UIM Joaquim Francisco de Sousa.

“É um projeto pioneiro em nossa cidade fiquei feliz porque o projeto foi aprovado por unanimidade. Ele visa além de formar o aluno, proporcionar ainda um curso profissionalizante para se tornar ainda mais qualificado, muito interessante esse projeto”, destacou Ramos , vereador.

A modalidade da Educação de Jovens e Adultos e Idosos é uma das prioridades do atual governo municipal. Que consequentemente atinge taxas de alfabetização importantes, bem como, a conclusão do Ensino Fundamental próximo a 100%. É uma das inúmeras metas da Secretaria Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECT), com a criação e implantação do CIEJAI, que irá vislumbrar uma educação inovadora e de mais qualidade em todos os sentidos.

“O objetivo é promover ações mobilizadoras para ofertar educação em conexão com a educação profissional. A reunião foi proveitosa, onde todos fizeram seus questionamentos. Estiveram presentes a Coordenação de Currículos e Programas, a Coordenação do Ensino Profissionalizante e Educação Remota, e do Projeto Político Pedagógico, assim como as gestoras do Centro Integrado de Referência de Jovens, Adultos e Idosos, e nós da equipe da Coordenação da EJAI”, disse  Silvana Sales, coordenadora do EJAI.

A política de educação de jovens e adultos vai contribuir para a igualdade de oportunidades, inclusão e justiça social, como destaca a gestora Maria Gorete.

“Esse projeto já passou pela Câmara, e agora é lei. A UIM Joaquim Francisco de Sousa transformou-se em um centro de EJAI, por isso vamos trabalhar nessa nova modalidade. Realizamos essa terceira reunião para fazermos todos os levantamentos, e tornar esse centro de referência um exemplo na educação de Jovens, Adultos e Idosos, e a nossa expectativa é a melhor”, frisou Maria Gorete, gestora escolar.

“Essa reunião foi de suma importância, ela já é uma sequência de outras reuniões, porque estamos nessa etapa de implantação do projeto e por isso estamos reorganizando a estrutura curricular. Porém, precisamos fazer essa organização do currículo do centro, onde tudo será ensinado para formação do educando da EJAI, e também a formação profissional”, reforça Socorro Brito, gestora de Currículos e programa da SEMECT.

A secretária de Educação, professora Ana Célia Damasceno falou sobre mais essa conquista.

“Estamos muito felizes porque tivemos esse projeto aprovado na Câmara dos vereadores com apoio do Presidente Teódulo Aragão, encaminhado pelo vereador Ramos e aprovado por todos os vereadores. A criação do CEIJAI tem por objetivo além de formar os educandos, promover formação profissional, a fim de enaltecer ações mobilizadoras para a oferta de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, contribuindo para elevação de escolarização e formação profissional de trabalhadores e Jovens e, consequentemente, o resgate de sua dignidade enquanto cidadãos. Tudo isso com o aval do prefeito Fábio Gentil para melhorar a educação municipal”, destaca.