A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realiza o Encontro de Reisados. A ocasião faz parte da programação do Natal Iluminado, em que os grupos de Reisado da Cultura Popular caxiense se apresentarão em frente a Igreja da Matriz, a partir das 8h nesta quarta-feira (5).

A concentração será no Centro de Cultura com acolhida e café da manhã aos integrantes dos grupos participantes, e, em seguida, farão um cortejo cultural até a Praça da Igreja da Matriz, local onde acontecerá as apresentações. A gestão municipal reforça para que as pessoas sigam aos protocolos sanitários, como o uso de máscara e o distanciamento social.

O que é o Reisado?
É um ato popular profano religioso formado por grupos de músicos, cantores e dançadores, que vão até às residências e aos centros religiosos anunciar o Nascimento de Jesus, homenageando os Três Reis Magos com louvações, danças, cantos e celebrações, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. No Brasil, o Reisado é conhecido em quase todo o território nacional com os nomes de Reis, Folias de Reis, Boi de Reis ou apenas Reisado. Sua principal característica é a farsa de personagens bichos, que constitui um dos entremeios, onde eles dançam, brincam, são mortos e ressuscitados. Todo este espetáculo da Cultura Popular caxiense é realizado, anualmente, há décadas.