A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), se reuniu com o Comitê de Prevenção à Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde para traçar ações preventivas visando o retorno às aulas, que deve acontecer em Caxias (MA) na segunda semana de fevereiro em data ainda a ser divulgada. Durante a reunião, foi abordado como manter todos os protocolos para que as crianças e adolescentes estejam em segurança, quando acessarem as unidades de ensino do município.

“Essa reunião foi importante sobre o retorno das aulas. O Comitê da Saúde reafirma que o retorno das aulas singuindo todas as medidas protetivas no ambiente escolar”, disse Camila Lopes, presidente do Comitê Covid-19 e coordenadora da Média e Alta Complexidade.

“Essa união das secretarias é de suma importância para debater a temática. A nossa preocupação é que as crianças voltem com segurança, nós falamos também sobre vacinação, e que os pais tenham a certeza de que as crianças vão estar seguras”, lembra Socorro Melo, assessora.

“Esse encontro foi muito importante para prepararmos as nossas escolas pro retorno das aulas. Nós estamos reforçando os protocolos e ouvindo a Secretaria da Educação para que as crianças estejam seguras”, frisa Allanessa Macêdo, coordenadora da Vigilância Sanitária.

A reunião contou com a presença de representantes dos seguintes setores que integram o Comitê da Saúde: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Coordenação da Média e Alta Complexidade. As secretárias municipais de Saúde e Educação, Ciência e Tecnologia, destacam a importância da manutenção das medidas preventivas, que tem feito a diferença. Além disso, trataram sobre a possibilidade da vacinação das crianças, caso até lá o Ministério da Saúde já tenha liberado a vacinação.

“Nós estamos nos reunindo com o Comitê da Saúde para que possamos chegar a um denominador comum sobre o retorno às aulas, conversando com quem entende de saúde. A reunião foi proveitosa, mas nós queríamos um parecer para que possamos voltar com segurança, com as medidas necessárias. Mas também com a ideia de que possamos assistir as nossas crianças da melhor forma possível”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Nós iremos solicitar as medidas restritivas como a utilização das máscaras, distanciamento social, lavagem das mãos e em breve se Deus quiser a vacinação de todas as crianças. Nós iremos manter todas as medidas preventivas, para que com essas medidas não tenhamos riscos para as crianças”, reforça Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde de Caxias (MA).