A partir da próxima semana, a Prefeitura de Caxias (MA) vai iniciar a reforma dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio foi feito durante uma reunião na manhã desta quarta-feira (12), no CAPS 03, entre o Prefeito Fábio Gentil; a secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes; Amanda Gentil, secretária Municipal de Governo; o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS), Luís Fernando, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, esta última que vai executar as ações.

“Nós recebemos um pedido do coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Luís Fernando e da secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, para que pudéssemos visitar a estrutura e conhecer de perto a situação. Com isso, estamos vendo a necessidade do retelhamento e da pintura. Então, determinamos que seja feita uma avaliação, para que na próxima semana esses prédios sejam reformados. E assim continuarmos prestando um bom atendimento aos caxienses que precisam de atenção na saúde mental”, afirma Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

“Nós vamos aproveitar o mês da saúde mental para iniciar esse processo de revitalização da estrutura. A situação pandêmica exige uma reforma na assistência, porque a demanda foi triplicada. Por causa da pandemia, as doenças crônicas foram esquecidas devido o período em que as pessoas tiveram que ficar mais tempo em casa. Por isso, estamos priorizando para dar uma melhor atenção”, reforça Mônica Gomes, secretária Municipal de Saúde.

“Estamos dando uma atenção especial para as pessoas que têm algum tipo de transtorno. Porque a doença não é só física, é também psicológica. Estamos aqui, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Prefeito Fábio Gentil, analisando o prédio para que possamos fazer reformas na estrutura, bem como no administrativo para dar cada vez mais atenção aos pacientes”, destaca Amanda Gentil, secretária Municipal de Governo.

Atualmente, Caxias conta com três Centros de Atenção Psicossocial: CAPS 03 Adulto, para pessoas com algum transtorno; CAPS Infantil e CAPS AD Álcool e outras drogas. A revitalização iniciará pelo CAPS 03, que conta com uma equipe multiprofissional para assistir pessoas adultas com transtorno mental ou disfunção na saúde mental, cerca de 300 pessoas são assistidas. O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Luís Fernando destacou a importância da reforma, uma vez que a Campanha Janeiro Branco convida a todos para uma atenção especial à saúde mental.