No final da tarde deste sábado (15), a Defesa Civil de Caxias (MA), registrou que o nível do Itapecuru chegou a 7,04 m com previsão de 7,20 m a partir das 21h45min, conforme informações da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil, que em parceria com a Defesa Civil de Caxias (MA) tem acesso e faz acompanhamento do nível do Rio Itapecuru.

Durante o dia, três famílias foram retiradas de uma área alagada no bairro Salobro. Além disso, vistorias foram realizadas no bairro Galeana, Beira Rio e outros bairros. Na Avenida Beira Rio, a água já ameaça entrar nos estabelecimentos residenciais e comerciais. No Povoado Laranjeira, povoado próximo à Barriguda, o Rio Itapecuru também se aproxima das residências.

A forte e longa chuva que atravessou a sexta-feira (14), até o meio dia deste sábado (15), com oscilações de intensidade, levou muitas famílias a ficarem atentas à elevação do rio que ultrapassou em mais de 1 metro a cota de inundação. Logo cedo da manhã, às 6h deste sábado, o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itapecuru mediu 6,77 m. As previsões de que o nível do Itapecuru chegaria aos 7,11 m às 13h45min não se confirmou, havendo uma pequena desaceleração, amenizando um pouco mais a situação em Caxias (MA).

Major Malheiros, destaca que o trabalho da Defesa Civil é orientar e prestar auxílio às famílias que solicitarem ajuda. Embora as demandas tenham aumentado, os atendimentos estão chegando à todos. “As famílias retiradas estão indo para casas de parentes. Até agora nenhuma foi para abrigos. Nós estamos monitorando 24h o nível do Rio. Temos uma equipe nos bairros mais afetados adentrando as casas, algo que já estamos fazendo há duas semanas. Já atendemos famílias nos povoados Porto do Paiol, Maravilha e outros. São muitos pedidos, mas na medida do possível estamos indo ao encontro das famílias para atendimento. Já temos todos monitorados. As famílias que teimaram em não sair, agora estão acionando ao mesmo tempo, mas estamos atendendo de acordo com a demanda”, destaca Major Malheiros, coordenador da Defesa Civil.

A Prefeitura de Caxias disponibiliza escolas da rede municipal que vão servir como abrigos às famílias que precisarem de ajuda: Escola Costa Sobrinho, no bairro Pirajá; Escola Leôncio Alves Araújo, no bairro Campo de Belém; Escola Joaquim Francisco, no Centro e a Escola José Castro, no bairro Ponte.

A equipe da Defesa Civil em Caxias é composta por: Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Segurança (Guarda Municipal), Polícia Militar e toda a população que se faz voluntária ajudando as famílias que precisam de ajuda. O número de acesso para que a população possa ser ajudada é o 193 do Corpo de Bombeiros.