A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa de Controle da Hanseníase, lançou oficialmente nessa sexta-feira (14), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Caxias, a Campanha Janeiro Roxo, de conscientização e combate a hanseníase. A campanha segue até o dia 31 de janeiro.

O tema da campanha deste ano é: “Hanseníase – Identificar, Tratar e Curar”. O enfrentamento à hanseníase acontece no Brasil desde 2016, de forma mais intensa, quando o Ministério da Saúde instituiu o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase, e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença.

Dentre as manifestações da doença, são destaques: manchas na pele com coloração branca ou avermelhada, formigamento e perda de sensibilidade à dor e ao calor. Já nas formas graves, a doença compromete terminações nervosas, principalmente nos pés e mãos, formando a conhecida “mão de garra”. A transmissão da doença pela pessoa com hanseníase acontece por meio do espirro ou tosse.

As Unidades Básicas de Saúde de Caxias (MA), são os locais onde as pessoas que são acometidas pela doença podem encontrar o tratamento. Lucinete é mãe de um jovem diagnosticado com Hanseníase, ela disse que o resultado saiu logo e descobriu cedo a doença, seu filho já melhorou muito com o tratamento e atenção da equipe da UBS Nova Caxias.

Após o lançamento da campanha, foi realizada uma busca ativa na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS), como ação prática da Campanha em campo. Seu Raimundo Nonato, morador do bairro José Castro, foi visitado em sua residência pelos profissionais de saúde, o que lhe deixou feliz e confiante, pois não sabia nada sobre a hanseníase: “Aqui foi bom, pois eu fui examinado e não tenho nada de hanseníase. Agradeço muito ao pessoal da saúde pela visita”, disse o morador do bairro.

Marise Brandão, médica da UBS Nova Caxias, disse que: “As vezes a pessoa acha que a mancha que só coça não é hanseníase, acha que é só uma micose, daí a importância de procurar a unidade de saúde e realizar o teste, o tratamento é completo e feito através das UBSs. A hanseníase tem cura sim, e o contato não é através da pele, e sim pelas gotículas do ar”, conclui.

Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, destacou a importância da prevenção à Hanseníase: “Nós estamos atentos. A hanseníase as vezes começa de uma forma despercebida, além do autoexame a pessoa sempre deve procurar as unidades de saúde”, finalizou a coordenadora.

“A programação é anual, sendo que hoje é o lançamento oficial, porém todas as unidades estão aptas a realizar a campanha através de suas estratégias de trabalho. Estamos visitando as residências, chamando a atenção da comunidade para que busquem as Unidades Básicas de Saúde. Toda mancha é suspeita, porém antes do médico querer tratar é importante o paciente querer ser tratado”, explicou Cícero Rodrigues, coordenador municipal do Programa de Controle da Hanseníase.