A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Saúde Bucal realizou uma capacitação e planejamento de ações com dentistas. O encontro ocorreu no auditório da Câmara Municipal e foi dividido em dois momentos.

“Essa reunião é muito importante para que nós possamos planejar os atendimentos para a população durante o ano. Tivemos orientações importantes como o atendimento à gestante”, frisa Jonatan Ferreira, dentista.

“Uma das novidades é a obrigatoriedade do pré-natal odontológico, a assistência integral à gestante, não só pelo corpo médico ou da enfermagem, mas pela equipe odontológica. Já adiantando, o Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes Mellitus (Hiperdia), vai entrar como indicador do Previne Brasil por estar dentro da Assistência do Atendimento”, explica Tiago Moreira, coordenador de Saúde Bucal.

Ao todo, 80 profissionais dentistas ficaram cientes sobre as mudanças promovidas pelo Ministério da Saúde, na política de saúde bucal, além de melhorias no ritmo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Caxias, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Complexo Hospitalar e na Atenção Primária, locais onde a população é assistida com o serviço.

A reunião foi para adequar com os dentistas da rede as mudanças do Ministério da Saúde. Nós temos 80 dentistas e mostramos as projeções, os novos fluxos, para que estes profissionais se adequem às novas normativas e prestem um melhor serviço à população”, destaca Tiago Moreira, coordenador de Saúde Bucal.