O enfrentamento à covid-19 e a variante ômicron é realizado de forma preventiva nas residências de idosos que não têm como se deslocar para as Unidades Básicas de Saúde. A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobiliza equipes para que esse público possa receber os cuidados devidos. Nessa quarta-feira (19), moradores acamados do bairro Mutirão foram vacinados com a 3ª dose.

“Para mim foi uma grande satisfação receber a equipe de vacinação. É um atendimento muito bom. Estamos diariamente seguindo as medidas para cuidar da saúde”, diz Manoel José, de 77 anos, morador do bairro Mutirão.

“Estou feliz. Eles sempre vêm, é muito bom esse atendimento”, diz dona Odete Pereira, moradora do Mutirão.

O trabalho é feito em conjunto com a equipe da UBS, que por meio dos agentes comunitários de saúde realiza o mapeamento das famílias que precisam ser assistidas. A vacinação em casa dá mais comodidade aos idosos que também querem a imunização contra a doença.

“A vacinação das pessoas acamadas é feita no domicílio. Junto com o agente comunitário de saúde nós fazemos o cronograma e levamos a vacinação a cada acamado. Caso o paciente precise de atendimento médico e de enfermagem, é feita uma agenda para realizar o atendimento. Nós estamos no período de vacinação da 3ª dose dos acamados, e também fazendo a vacinação da Influenza”, frisa Mayanny Lima, enfermeira da UBS do Mutirão.